segunda-feira, 18 de julho de 2011

Secretaria terá que explicar falta de exames e vacinas

Vereador cobra informações sobre carências em postos de saúde das zonas Norte e Oeste

Anny Ribeiro e Pâmela Oliveira

Rio - O vereador Paulo Pinheiro (PPS) vai pedir explicações à Secretaria Municipal de Saúde do Rio sobre os problemas verificados nos postos de saúde pela ‘Blitz do DIA’. Como O DIA mostrou ontem, mães das zonas Norte e Oeste são obrigadas a peregrinar com seus filhos recém-nascidos em busca de vacina BCG e do Teste do Pezinho. Os dias e horários de aplicação do imunizante contra a tuberculose e do exame são limitados em bairros mais carentes. Já na Zona Sul e no Centro, o problema não existe.

“Entrarei com um requerimento de informações. A secretaria tem que dizer qual é a estratégia para suprir a carência. É preciso haver alternativa para aquela mãe que não tem como ir nos postos com seu bebê de manhã, por exemplo, único horário em que a vacina é aplicada na maioria deles. Tem que ter um planejamento para que essa mãe possa vacinar seu filho em outro posto perto de casa”, afirma.

A ‘Blitz do DIA’ percorreu 14 postos de saúde: dez nas zonas Norte e Oeste e quatro na zona Sul e no Centro. Na área mais carente, três não faziam o Teste do Pezinho por falta de material. As demais só realizam em horários limitados e dias alternados. Apenas um aplica a vacina contra a tuberculose todos os dias, de manhã e à tarde. No restante, há restrições. Já na Zona Sul e Centro, três dos quatro postos visitados realizam o teste diariamente, de manhã e à tarde. O mesmo ocorre com a BCG.

Com bebê no colo, mas sem atendimento

Terça-feira, a babá Mariana Santana, 28 anos, foi ao Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha, no Tanque, e saiu de lá sem conseguir realizar o Teste do Pezinho no filho, Pietro Santana dos Reis, de quatro dias “A funcionária só disse que não tem como fazer porque não tem material. E que não tem prazo”, contou, indignada.

“Não sei o que fazer. Fiz cesariana e tive um parto difícil. Não posso, nem consigo sair com meu filho no colo procurando onde fazer o teste. Vou tentar descobrir onde tem para não perder a viagem. Aqui ninguém informou nem me deu alternativa. Fiquei sabendo que a situação é igual nos outros postos da região”, lamentou.

Melhorias em novembro

A Secretaria Municipal de Saúde prometeu que, em novembro, 120 dos 130 postos de saúde aplicarão a vacina contra as formas graves de tuberculose e farão o Teste do Pezinho de segunda a sexta-feira durante todo horário de funcionamento das unidades.

Pinheiro criticou o órgão. “E a mãe que acabou de ter seu bebê? O que ela vai fazer? E as que ainda estão grávidas? Vão ter que ampliar a gestação até novembro? Isso é um absurdo. O município tem que ter uma alternativa até porque não está no início da gestão”, afirma.

FONTE O DIA

Nenhum comentário: