quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Do sonho à realidade:: Valdo Cruz

A equipe de Dilma sonhou com um crescimento do PIB de 5% a 5,5% em 2011. Acossada pela realidade, aos poucos mudou suas previsões. Projetou 4,5%, depois 4%, em seguida mirou nos 3,8%. Agora, fala em 3,2%. Terá o que comemorar se ficar nos 3%.

O fato é que Dilma paga o preço de sua eleição. Jamais admitirá isso publicamente, mas sabe que parte do fraco crescimento neste fim de ano vem da farra fiscal promovida pelo ex-presidente Lula para elegê-la sua sucessora.

Claro que a crise internacional responde por boa parte da freada brusca, mas poderíamos estar melhores na foto se Dilma não tivesse sido obrigada a começar o seu governo apertando o cinto e subindo as taxas de juros para segurar a inflação.

Em outras palavras, o Brasil poderia ter crescido menos em 2010, ter gastado menos e, mesmo assim, Dilma teria sido eleita, sem pressões inflacionárias a combater. Só que Lula queria não só fazer sua sucessora, mas encerrar seu segundo mandato com uma taxa de crescimento de causar inveja nos tucanos.

Quando veio a piora da crise econômica internacional, a equipe de Dilma teve de correr atrás do prejuízo. Afinal, já havia contratado deliberadamente, como a própria presidente admite, uma desaceleração da economia para brecar a inflação.

Se não tivesse feito tal movimento no início do ano, seu espaço de manobra na política econômica teria sido bem maior para garantir um crescimento na casa dos 4%, número tão desejado pela presidente Dilma.

Agora, deve se contentar com 3%. Número que, por sinal, não chega a ser ruim. Pelo contrário. Diante do cenário de incertezas na Europa e nos Estados Unidos, pode até ser comemorado discretamente.

A dúvida fica para o próximo ano. O governo volta a falar no número mágico de 5%. Mais um sonho. Na real, tudo indica que a missão dilmista será crescer em 2012 pelo menos mais do que neste ano.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: