segunda-feira, 11 de junho de 2012

Eleições BH - Enfim, PT indica vice para Lacerda

O deputado federal Miguel Corrêa Jr. é o escolhido do partido para compor a chapa do prefeito socialista nas eleições de outubro. Aliado do ministro Fernando Pimentel, o parlamentar foi um dos principais defensores da aliança formada por PT-PSB-PSDB, que levou Lacerda à prefeitura em 2008. O nome dele será oficializado na convenção, no dia 30, que definirá se haverá coligação na disputa para a Câmara.

Vice é aliado de Pimentel

O deputado federal Miguel Corrêa Jr. foi eleito pelo PT para compor a chapa do prefeito de BH, que tenta a reeleição, em aliança com a presença do PSDB, por 266 votos a 179

Daniel Camargos, Leonardo Augusto e Juliana Cipriani

O deputado federal Miguel Corrêa Jr. foi eleito ontem pelos delegados do PT para ser o candidato a vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa pela reeleição em coligação que inclui o PSDB. Em encontro do partido que se arrastou por nove horas, ele venceu no segundo turno o ex-superintendente da Fundação Municipal de Parques e Jardins Luiz Gustavo Fortini por 266 votos a 179. Miguel foi um dos principais defensores da aliança PT-PSB-PSDB em 2008, sustentando a tese do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ex-prefeito da capital, que se uniu ao senador Aécio Neves (PSDB) para eleger Lacerda. O nome será oficializado dia 30 em convenção do partido que também vai definir se haverá coligação na disputa para a Câmara Muncipal.

Foi a terceira vitória do grupo de Pimentel no PT, já que em 2010 ele também havia vencido o ex-ministro Patrus Ananias na disputa interna, ficando com a vaga de senador na aliança com o PMDB. Patrus foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Hélio Costa (PMDB) e derrotada por Antonio Anastasia (PSDB).

Dos sete concorrentes do PT à vaga de vice-prefeito, seis chegaram a desistir de competir no início do encontro de ontem, abrindo mão para que Patrus fosse o nome de consenso. A estratégia deu errado depois que Miguel Corrêa Jr. se negou a abandonar a disputa. Diante do impasse, dois retomaram as candidaturas: o ex-secretário municipal de Obras e Infraestrutura Murilo Valadares, apadrinhado pelo ex-deputado Virgílio Guimarães, e Fortini, candidato do vice-prefeito Roberto Carvalho. Quatro nomes que já haviam se retirado em favor de Patrus não retornaram: os deputados estaduais André Quintão e Paulo Lamac, o ex-procurador-geral do Município Marco Antônio de Rezende Teixeira e o ex-secretário municipal de Políticas Sociais Jorge Nahas.

Depois do fracasso das negociações, Juarez Rocha Guimarães, um dos delegados do partido, foi ao microfone sustentar que Patrus Ananias seria o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois da vitória, Miguel disse não ter ficado incomodado com as declarações. "Tenho relação especial com o ex-presidente e sempre votei com o que ele determinou no Congresso", afirmou.

Os apoiadores de Miguel chegaram a comemorar a vitória no primeiro turno. Seis minutos antes de o resultado ser anunciado, às 15h35, eles carregaram o deputado nos braços, enquanto outros petistas anunciavam pelo Twitter que ele era o vencedor. Foram interrompidos, porém, pelos gritos dos delegados que votaram em Fortini. No primeiro turno, Miguel teve 228 votos, dois a menos que o necessário, ou seja 50% mais 1 dos 457 delegados que votaram. Fortini recebeu 119 votos e Murilo Valadares 110.

Apoiado pelo vice-prefeito Roberto Carvalho, rompido com Lacerda, Fortini conseguiu levar a votação para o segundo turno, mas sabia que a situação era difícil, pois bastavam dois delegados que votaram em Valadares escolherem Miguel para o deputado federal ser eleito. "O partido esteve rachado e cabe a nós reagrupá-lo" , observou Fortini, que deu as mãos a Miguel e outros líderes ,depois de anunciado o resultado.

O vice-prefeito Roberto Carvalho considerou legítima a vitória de Miguel e lhe telefonou para dizer que só saiu mais cedo para não ser indelicado de ter de dizer que não fará campanha na chapa com a presença dos tucanos. "Foi colocado na primeira resolução do PT que o PSDB não era bem-vindo e acho que fazer campanha com os tucanos é uma descaracterização do PT e um desrespeito com a militância", ressaltou.

FUTURO Não foi a toa que a disputa foi tão acirrada. Lacerda é um provável candidato ao governo de Minas em 2014, e seu vice poderá ter um mandato de dois anos para se qualificar para a reeleição a prefeito. "Eu tenho candidato para o governo em 2014 e é o Fernando Pimentel", avisou Miguel, em uma posição que pode contrariar Lacerda, caso o atual prefeito seja reeleito e tente ser governador. Porém, Miguel diz que não causará problemas a Lacerda. "O Marcio conhece meu perfil. Desde o início, na última eleição, trabalhei pela sua candidatura", recorda o deputado, que reforçou ser necessário buscar "harmonia".

Os dois principais nomes do PT em Minas Gerais, Pimentel e Patrus, não compareceram ao encontro, deixando a articulação a cargo dos aliados. De acordo com Patrus, a postulação de ser vice nunca partiu dele, que apenas atendeu a apelos de líderes do PT para tentar apaziguar a legenda."Reconhecendo as dificuldades do PT de BH, por conta do meu comprometimento e procurado por algumas pessoas, coloquei de uma forma muito tranquila que, embora não estivesse no meu horizonte uma candidatura, se fosse decisão consensual eu assumia a responsabilidade. Como não houve esse acordo tudo bem, a vida continua". De fora da briga, Patrus afirmou que vai acatar a decisão do PT e fazer campanha por Lacerda.

Perfil

Miguel Corrêa Jr. - Deputado federal (PT-MG)

Miguel Corrêa Jr., que completa 34 anos hoje, conhecido como Miguelzinho, destoava da maioria dos petistas ontem no encontro que definiu seu nome como candidato a vice-prefeito de Marcio Lacerda. Longe da imagem de um petista barbudo com blusa vermelha, o deputado misturou a cor com o branco numa camisa de listras, calça e sapatênis de marcas famosas. Ele iniciou a carreira política como vereador, em 2004, quando era filiado ao PPS, partido que atualmente faz oposição ao governo de Dilma Rousseff. Em 2005, se filiou ao PT e foi um dos principais interlocutores do então prefeito Fernando Pimentel (PT) na Câmara Municipal. Com base na populosa Região de Venda Nova, tem como principal palanque a organização não governamental Mudança Já, da qual foi um dos fundadores. Grande parte da claque de Miguel, presente ontem na escola municipal do Bairro Pompeia, onde ocorreu o encontro, ostentava na parte interna do braço uma tatuagem com o símbolo da ONG, que tem como principais atividades os cursos de capacitação profissional e campanhas de arrecadação de doações para famílias carentes. Antes de chegar à Câmara Municipal, Miguel foi presidente do Diretório Acadêmico do Uni-BH, entre 2002 e 2004.

Críticas e surpresas

No Rio de Janeiro, a convenção do PSDB municipal confirmou a candidatura do deputado federal Otávio Leite à prefeitura. Os alvos dos ataques foram o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), pré-candidato à reeleição e ex-tucano, o governador Sérgio Cabral (PMDB), o ex-presidente Lula e réus do mensalão. O evento contou com a presença do senador Alvaro Dias, que se referiu a Lula como "ex-presidente decadente" ao criticá-lo por sua suposta tentativa de adiar o julgamento do mensalão pelo STF. Em João Pessoa, na Paraíba, o congresso do PSB escolheu Estelizabel Bezerra como candidata do partido para disputar o posto de prefeita da capital. Com a decisão do partido, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, não poderá concorrer à reeleição e falou em deixar a legenda.

FONTE: O ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: