quinta-feira, 25 de abril de 2013

"Projeto Eduardo é concreto", diz Márcio Lacerda

Socialista, prefeito de BH afirma que o governador está decidido a disputar a Presidência, mas não antecipa seu apoio

BRASÍLIA - O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), disse ontem que a decisão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de se lançar candidato a presidente no ano que vem é algo "concreto". Lacerda, que participou pela manhã de um debate sobre "Os Desafios da Gestão Municipal no Brasil e as Obrigações Legais para 2013-2016", promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, ponderou, no entanto, que é preciso esperar até o ano que vem para que haja definições mais claras do cenário político.

"A decisão dele de colocar sua candidatura é algo concreto. Ele está decidido", declarou o prefeito. Lacerda está em seu segundo mandato e é muito ligado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), de quem foi secretário durante o governo dele em Minas Gerais. Ele não adiantou qual posição tomará, caso Campos decida, de fato, lançar-se candidato. Na eleição passada, Lacerda rompeu a aliança com o PT, que impulsionou sua vitória em 2008, numa aliança local com o PSDB.

"As direções estaduais têm de falar. É uma aspiração legítima dele, como líder político. O PSB tem, de fato, algo concreto a contribuir", disse, enfatizando que, no momento, ele próprio não tem uma definição sobre essa possível candidatura de Eduardo Campos.

Na avaliação de Márcio Lacerda, tudo dependerá do cenário político em 2014. "Tudo depende das circunstâncias. Se a eleição fosse hoje, ele seria candidato. E a presidente Dilma Rousseff possivelmente seria imbatível. Vamos aguardar o cenário".

Sem entrar na discussão sobre 2014, Eduardo Campos, que é presidente do PSB, reforçou que não vai convocar o diretório nacional do partido para examinar requerimento de Cid Gomes, governador do Ceará, que pede uma rápida definição partidária sobre a sucessão presidencial.

Possível candidato à Presidência no ano que vem, Campos disse que não vai antecipar o debate. "Pelo estatuto do partido, a definição só é feita no ano da eleição". O governador do Ceará já se posicionou pelo apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Fortaleza

Cid Gomes almoça hoje, em Fortaleza, com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. É a primeira sinalização que Cid - insatisfeito com a condução do presidente nacional do PSB - dá de que pode trocar de partido.

Cid é crítico do projeto presidencial de Campos e defende que a sigla apoie a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ele já admitiu deixar o PSB "caso não haja uma decisão democrática dentro do PSB sobre a sucessão presidencial".

No Ceará, o PSD é presidido pelo chefe de gabinete de Cid, Almicir Pinto.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: