terça-feira, 1 de outubro de 2013

PSDB do Rio insiste em lançar Bernardinho como candidato ao governo em 2014

Técnico da seleção masculina de vôlei fará ciclo de palestras com Aécio Neves em Nova York; tucanos oferecem Senado a Romário

Cássio Bruno

RIO - Ainda sem candidato próprio ao governo do Rio, o PSDB corre atrás de uma chapa do mundo esportivo dos sonhos para disputar as eleições de 2014. Os tucanos aceleram as negociações com o técnico de vôlei Bernardinho, recém-filiado ao partido, com o objetivo de fazê-lo concorrer ao cargo. Além disso, querem o deputado federal Romário, do PSB, para o Senado. O PSDB do senador Aécio Neves, pré-candidato à presidência, deverá fechar aliança no estado também com o Solidariedade, criado pelo deputado federal Paulinho da Força. A partir desta segunda-feira, Aécio Neves cuidará pessoalmente das filiações na sigla. O prazo termina na sexta-feira.

Aécio e Bernardinho participam juntos, em Nova York, no próximo dia 8 de outubro, de um evento promovido pelo banco BG Pactual. A dupla fará um ciclo de palestras para 120 empresários que querem investir no Brasil. Atual técnico da equipe feminina da Unilever e da seleção brasileira masculina com mais de 30 títulos importantes, Bernardinho, por enquanto, não deu resposta a Aécio, mas decidiu entrar no PSDB.

- Ele se filiou, mas não está nada certo (em disputar o governo do Rio) - desconversou a mulher de Bernardinho, a ex-jogadora de vôlei Fernanda Venturini ao ser questionada pelo GLOBO.

Os tucanos, no entanto, insistem.

- O Bernardinho representa a organização, a raça, a capacidade de liderança e será um quadro inovador para 2014. A ideia é formar o bloco do esporte com ele para o governo e com Romário para o Senado - afirma o deputado federal Otávio Leite.

Mas a missão de ter Romário no palanque de Aécio será quase impossível. O parlamentar havia deixado o PSB e estava sendo disputados por alguns partidos, como o PR do deputado federal Anthony Garotinho. Ele, porém, retornou ao PSB após negociar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional da legenda e pré-candidato à Presidência da República.
Romário assumiu o comando do PSB no Rio após o afastamento do ex-presidente regional Alexandre Cardoso, prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Caso faça um acordo com o PSDB, o ex-craque teria de ser cabo eleitoral para Campos e Aécio Neves ao mesmo tempo.

- O Romário ficou no PSB e já definiu a vida dele. Mas vamos negociar até maio e junho do ano que vem. Temos tempo ainda. Vamos ver até lá - disse o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG), não descartando a possibilidade de um palanque duplo do baixinho.

Além do PSB e do Solidariedade, os tucanos conversam com aliados históricos, como o DEM, do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, e com o PPS. O PV é outro que está na mira.

Já Aécio Neves dará prioridade esta semana às filiações no PSDB. Na última quinta-feira, o senador conseguiu levar para o ninho tucano o deputado federal Luiz Pitman (ex-PMDB). Por outro lado, a intenção do senador é atrair mais nomes conhecidos do público, como esportistas, artistas e outras celebridades. Os ex-jogadores de vôlei Gilberto Amauri Godoy Filho, o Giba, no Paraná, e Giovane Gávio, em Minas Gerais, já se filiaram ao partido.

- O sentindo dessas filiações de celebridades é porque a população está tratando o mundo político com ainda mais desconfiança depois dos protestos. Queremos trazer a confiança de volta com essas pessoas que têm uma boa imagem pública - explicou Pestana.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: