quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Brasília-DF - Denise Rothenburg

Henrique, o solitário
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, começa a perder terreno. O PT não perdoa o fato de ele ter colocado em votação a abertura de processo contra o então deputado José Genoino. Se o vice-presidente da Câmara, André Vargas, não estivesse com a carta de renúncia de Genoino em seu bolso, o Partido dos Trabalhadores estaria agora no desgaste de ver um dos seus rumo à cassação. Ontem, foi a vez do PMDB. Por aclamação, reconduziu o deputado Eduardo Cunha ao comando da bancada para o ano eleitoral.

O segredo do atual líder foi fazer tudo o que, na avaliação dos peemedebistas, Henrique não fez quando estava nesse cargo. Cunha distribuiu relatorias entre os seus, defendeu os interesses da bancada e fez com que uma maioria se sentisse acolhida. Jogou para dentro do time, enquanto Henrique, de olho na presidência da Casa, jogava para fora. Há quem diga que a fila do PMDB começou a se mexer. Por ora, a bancada quer apenas transformar Cunha no negociador do PMDB junto ao governo.

Desconforto
Os parlamentares petistas pressionam para que José Dirceu desista dessa história de trabalhar no hotel que aparece enroscado num laranjal. O sentimento geral é: chega de desgaste.

Revolta latente
Há 10 dias os deputados aprovaram milhões em créditos suplementares. Estavam crentes de que os recursos iriam abastecer as emendas individuais deste ano que continuam represadas nas áreas de Cidades, Turismo, Agricultura e Transportes. Até agora não saiu um centavo.

Nem vem
Na reunião de bancada do PMDB ontem, foi dito com todas as letras que os deputados querem manter o Ministério do Turismo e o da Agricultura. Essa história do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) no Ministério da Integração contemplará apenas o Senado.

Na força, não vai
O ex-presidente Lula avisou aos peemedebistas que está descartada qualquer hipótese de intervenção no PT do Rio de Janeiro. No passado, quando se adotou esse recurso para apoiar Anthony Garotinho, foi tão traumático que o partido jamais voltou a ser o que era no estado.

Momento de decisão/ A estratégia dos advogados de Paulo de Abreu agora é tentar fazer com que o juiz substituto da Vara de Execuções Penais, Bruno Ribeiro, indefira o pedido de emprego de José Dirceu o mais rápido possível. Com isso, tiram Dirceu dos braços de Abreu.

Aécio na lida/ Pré-candidato à Presidência da República, o presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), se reuniu ontem com deputados do PPS. O gesto é no sentido de adiar para março a decisão do partido sobre a sucessão presidencial. Isso porque, se depender do pernambucano Roberto Freire, o encontro partidário deste fim de semana fechará o apoio ao conterrâneo Eduardo Campos (PSB).

Quem te viu.../ O deputado Lúcio Vieira Lima passou ontem pelo líder reconduzido Eduardo Cunha, se desdobrando em elogios: “A bancada descobriu que ele é um fofo! Lindo! E está com todo o poder!” O líder enrubesceu.

E na Camed.../ A Caixa de Assistência Médica do BNB (Camed) avisa que seus serviços não serão terceirizados à Unimed e que não tem privatização porque já é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos. Então, tá.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: