segunda-feira, 7 de abril de 2014

Para Aécio e Eduardo Campos, queda de popularidade de Dilma reflete desgaste do governo

Para político do PSB, campanha "volta Lula" demonstra insatisfação até mesmo dentro do PT

Tucano atribui queda de seis pontos a erros do governo

Eliane Oliveira, Isabel Braga – O Globo

BRASÍLIA - Os dois principais adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições deste ano, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB-PE), atribuíram neste domingo a queda de popularidade da petista em pesquisa realizada pelo Datafolha ao desgaste de seu governo perante os eleitores. Ambos minimizaram a baixa pontuação que obtiveram no levantamento, divulgado no último sábado, justificando que ainda são pouco conhecidos entre a população.

Para Eduardo Campos, a campanha "volta Lula", conduzida, nos bastidores, por integrantes do próprio PT, demonstra que até mesmo o partido está insatisfeito com os rumos da gestão Dilma. Campos também acredita que os escândalos de irregularidades envolvendo a Petrobras, o baixo crescimento da economia e a alta da inflação são fatores que deixam os eleitores mais pessimistas.

- A busca de alternativas dentro do próprio campo governista é um atestado de que este governo frustrou o país - disse o pré-candidato pernambucano, por email, em resposta ao GLOBO.

Sobre o fato de Aécio contar com 16% das intenções de voto, enquanto ele detém 10%, Campos afirmou que as pesquisas refletem mais o grau de conhecimento e menos a preferência por candidaturas. Ele, no entanto, destacou que, independentemente dos números que existem hoje, o dado mais significativo da pesquisa é que mais de 70% dos brasileiros desejam alguma mudança.
- O Brasil rejeita a alternativa de mais quatro anos do que aí está.

Assim como Campos, o pré-candidato tucano disse que, no momento atual, as pesquisas não refletem um cenário real de intenção de voto. Aécio enfatizou que não há como comparar pré-candidatos com grandes diferenças de conhecimento por parte do eleitorado. Acrescentou que isso vai mudar a partir do início da propaganda eleitoral em rádio e TV, quando a população terá chance de conhecer as propostas e os perfis de cada um "de forma mais equilibrada".

- O que vai se confirmando em todas as pesquisas é que aumenta a percepção dos brasileiros sobre os repetidos erros cometidos pelo governo - completou Aécio.

De acordo com a pesquisa Datafolha, a presidente Dilma teria 38% das intenções de voto e venceria no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje e seus adversários fossem Aécio e Campos. Nesse cenário, o tucano teria 16% do total e o governador pernambucano, 10%.

Nenhum comentário: