quarta-feira, 21 de maio de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Dois pra lá, dois pra cá
O PSDB e o PMDB assistem à instabilidade do presidente do PSD, Gilberto Kassab, nas eleições em São Paulo. Ele garante que está fechado com a presidente Dilma. Mas conversa com o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O PSDB acena com vantagens na eleição para o Congresso. O PMDB sustenta que ele só terá futuro impondo uma derrota aos tucanos.

A terceira via
Interlocutores de Gilberto Kassab não apostam numa aliança do PSD com os tucanos. Relatam que ele encomendou pesquisa e que os cientistas políticos, que traduziram os números, previram uma eleição muito dura, depois de 20 anos do PSDB no poder. Aliados da candidatura Aécio Neves à Presidência também não creem nessa aliança. Há no PSD uma forte inclinação em direção à hipótese de uma terceira via. A fadiga de material estaria tornando inviável a permanência dos tucanos no poder. No caso do PT, até mesmo aliados dos petistas avaliam que é difícil que os eleitores paulistas deem ao partido a Presidência, o governo estadual e a prefeitura da capital
--------------
“O PV vai concorrer à Presidência. Coligar no primeiro turno seria a morte do partido. Em 2010, lançamos candidato e agora faremos o mesmo”
José Luiz Penna
Presidente do PV e deputado federal (SP)
---------------
Nada definido
O ex-presidente Lula não confirma a versão dos senadores do PMDB, que saíram de conversa anteontem, em São Paulo, dizendo que ele declarou apoio ao líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, para o governo do Ceará.

Fazendo as contas
Os principais candidatos da oposição são os maiores interessados na proliferação de candidatos ao Planalto. Consideram que as votações que receberem Pastor Everaldo (PSC), na foto, Eduardo Jorge (PV) e Randolfe Rodrigues (PSOL) contribuem para afastar a hipótese de uma vitória da presidente Dilma no primeiro turno.

Identidades
O PSB avalia que Eduardo Campos pode perder votos para Eduardo Jorge (PV) na corrida para o Planalto. Mas acredita que Aécio Neves (PSDB) perderá mais para o Pastor Everaldo (PSC), cujo discurso deve atrair parcela do eleitorado à direita.

Vigilância rigorosa
O governo editará uma portaria hoje permitindo a deportação de pedófilos no período da Copa. Paralelamente, o Brasil está recebendo todos os bancos de informações com fotos e dados de exploradores sexuais de crianças, para abastecer os arquivos para consulta nos aeroportos. O suspeito será mandado de volta ao seu país.

Na telinha da TV
Cálculos preliminares revelam que a presidente Dilma (PT) terá cerca de 17 minutos de propaganda na TV. O candidato do PSDB, Aécio Neves, deve ter seis minutos e meio. Eduardo Campos (PSB) pode ter dois minutos e meio.

O assédio
O PSD, rifado pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que preferiu dar a vice de sua chapa ao PDT, está sendo cortejado pela oposição. Os candidatos Anthony Garotinho (PR) e Lindbergh Farias (PT) partiram para cima.

O EX-PRESIDENTE LULA evita, em todas as conversas, criticar o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos. Está de olho no segundo turno.

Nenhum comentário: