quarta-feira, 18 de junho de 2014

Aécio Neves tenta atrair eleitores em Pernambuco

• Candidato do PSDB à Presidência chega ao estado, onde se reúne com correligionários para discutir a escolha do nome para compor a sua vice

Jairo Lima - Diário de Pernambuco

Depois de homologar sua candidatura à Presidência da República pelo PSDB, o senador Aécio Neves (MG) desce em solo pernambucano para receber o título de cidadão recifense, hoje, na Câmara de Vereadores, às 17h, atendendo a uma proposição do vereador André Régis (PSDB), aprovada por unanimidade pela Casa. Aécio Neves chega ao estado depois da consolidação do apoio de seu partido à candidatura do ex-secretário Paulo Câmara (PSB) ao governo de Pernambuco. A decisão do tucano mostra a manutenção do acordo firmado com o presidenciável Eduardo Campos (PSB) no estado, mesmo depois da ruptura da aliança entre os partidos em Minas Gerais, o que pode significar um possível aceno de via dupla para uma reaproximação política amistosa entre tucanos e socialistas num eventual segundo turno da corrida eleitoral presidencial.

O senador desembarca na capital pernambucana por voltas das 9h30, onde será recebido por correligionários, entre eles o ex-deputado federal Oswaldo Coelho, com quem conversará em reserva por 15 minutos. Este será apenas o primeiro encontro de Aécio com correligionários pernambucanos. Um dos pontos que ele pretende debater com os aliados é a escolha do nome que será indicado como vice. A candidatura de Aécio foi oficializada no último sábado sem a indicação do companheiro de chapa. Dois nomes são cotados para a posição, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Uma corrente do partido defende que seja um nordestino, como uma forma de aproximar o tucano da região, que nas eleições presidenciais recentes deu vantagem à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e é terra do adversário Eduardo Campos (PSB). Outros tucanos preferem que a vice seja ocupada por um paulista, para garantir apoio dos eleitores do ex-senador José Serra (PSDB). Aécio prometeu anunciar o nome do companheiro de chapa até o dia 30.

Além de receber o título de cidadão recifense, o senador faz uma visita ao governador João Lyra Neto (PSB), no Palácio do Campo das Princesas e almoça com aliados no Mercado da Boa Vista, um gesto, segundo os aliados, que pretende mostrar sua identificação com a cidade. Aécio também irá a Jaboatão dos Guararapes, principal reduto do PSDB no estado, para um encontro com a militância. Será a primeira vez do presidenciável no estado como candidato.

Agenda de Aécio Neves no estado
9h30- Previsto desembarque do senador no Aeroporto dos Guararapes
11h - Participa de debate em uma rádio local
12h - Visita o governador João Lyra Neto, no Palácio do Campo das Princesas
13h30 - Concede entrevista coletiva à imprensa
14h - Almoço no Mercado da Boa Vista
17h - Recebe o Título de Cidadão Recifense, na Câmara de Vereadores
19h – Participa de evento do PSDB em Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário: