sábado, 5 de julho de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

- O Globo

O Rio será o QG de Aécio
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, elegeu o Rio para seu QG eleitoral. Os programas para a TV serão gravados num estúdio carioca. As reuniões com o comando político da campanha e com o marqueteiro Paulo Vasconcelos também. Na escolha do candidato pesou a necessidade de ficar próximo da mulher, Letícia Weber, e ter mais tempo para os filhos gêmeos recém-nascidos.

No mundo da bola
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, não esconde sua satisfação com os resultados da Copa no Brasil. Nas conversas de bastidores, ele reconhece que deu tudo certo e que a entidade exagerou em suas preocupações, que tiveram Jérôme Valcke como porta-voz. Ele também faz referência a uma grande vitória geopolítica da entidade com o Mundial. O Departamento de Estado dos EUA mudou seu horário de trabalho em função do jogo entre os Estados Unidos e a Bélgica, na última terça-feira. A presença de Dilma para entregar a taça não o surpreendeu. O troféu já foi entregue ao campeão pelo Rei Juan Carlos, por Angela Merkel, Jacob Zuma e Al Gore.
----------------------------------------
“O futebol mexe com o planeta inteiro, e a Copa do Mundo é o único fórum em que o Irã pode derrotar os Estados Unidos e não provocar uma guerra”
Aldo Rebelo
Ministro dos Esportes
----------------------------------------
Sai PT para entrar o PSD
A direção do PT ameaça intervir no Amazonas. O partido quer lançar para o Senado o deputado Praciano, na chapa de Eduardo Braga (PMDB) para o governo. Mas o PT nacional acha melhor apoiar o ex-governador Omar Aziz (PSD).

Unindo o palanque
Candidato à reeleição, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) teve que fazer uma escolha. Seu candidato para o Senado, Cesar Maia (DEM), reagiu à candidatura avulsa de Carlos Lupi (PDT) ao Senado. Pezão fez as contas e concluiu que é melhor perder o PDT. Lupi foi colocado na parede. Ou desiste do Senado ou fica fora da coligação.

Cuidado com o tom
Os petistas da chapa de Lindbergh Farias ao governo do Rio querem pacto de não agressão do deputado Romário (PSB-RJ) à presidente Dilma. Ameaçam não fazer campanha para o candidato ao Senado caso ele exagere nas críticas à petista.

Nas asas do Brasil
As partidas do Brasil e da Argentina são as que mais movimentaram os aeroportos na Copa. No jogo entre Brasil e Chile, o número de aeronaves nos terminais de Belo Horizonte foi 72% maior. O fluxo de jatinhos quase triplicou. No jogo entre Argentina e Nigéria, em Porto Alegre, o aumento foi de 23%. De voos fretados, o salto foi de 140%.

O que é bom tem que ficar
O aparato de segurança pública enviado a Fortaleza (CE) para a Copa continuará na cidade depois de encerrado o Mundial. Ele fica até o dia 17 de julho, com a tarefa de garantir a segurança das autoridades presentes na reunião dos Brics.

Legado
O Centro de Comando e Controle de Segurança usado na Copa agradou a alta cúpula do governo. Casa Civil e Ministério da Justiça estão sistematizando a experiência para sugerir que seja permanente e adotada em todos os estados.
-------------------------------------
O PRESIDENTE DA COLÔMBIA, Juan Manuel Santos, assistiu ao jogo ontem , em Fortaleza, vestindo a camiseta da sua seleção. Ele foi reeleito no último dia 14.

Nenhum comentário: