domingo, 6 de julho de 2014

Pezão retalia candidatura de Lupi ao Senado e muda vice de sua chapa

- Folha de S. Paulo

RIO - O comitê de campanha do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), informou neste sábado (5) que o deputado Felipe Peixoto (PDT) não será mais candidato a vice-governador do Estado em sua chapa. Para o seu lugar foi escolhido o senador Francisco Dornelles (PP).

A mudança no último dia para registro dos candidatos foi uma reação à candidatura do ex-ministro Carlos Lupi (PDT) ao Senado. A coligação a favor da candidatura de Pezão já havia escolhido o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) para disputar a vaga ao Senado. Com a decisão, o PDT deixa a coligação que tinha 19 partidos em torno do nome de Pezão.

O ex-presidente Lula foi quem orientou Lupi a se candidatar para garantir mais um palanque para a presidente Dilma Rousseff no Rio, já que o partido de Maia faz oposição ao governo federal.

O presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, chegou a pressionar Lupi para que desistisse da candidatura e declarou recentemente que era uma manobra do Planalto para enfraquecer a aliança "Aezão", que pede votos para Pezão ao governo do Rio e para o senador Aécio Neves (PSDB) para a presidência.

Nos últimas solenidades no Rio –foram três na semana passada– Pezão e Dilma trocaram afagos públicos e falaram em parceria durante os anos da gestão do PT no país e do PMDB no Rio. Evitaram antecipar o clima durante a campanha.

Dilma terá espaço em quatro palanques de candidatos ao governo do Estado do Rio –o de Pezão, que mesmo com a parceria com Aécio prometeu espaço à presidente, o de Lindbergh Farias (PT) –que se ressente com o PT por não se esforçar pela sua candidatura–, do senador Marcelo Crivella (PRB) e o do deputado Anthony Garotinho (PR).

Nenhum comentário: