domingo, 15 de fevereiro de 2015

Cardozo se encontrou com advogados de empreiteiras

• No dia 5, ministro recebeu representantes da odebrecht em seu gabinete, mas nega ter tranquilizado equipe

Chico de Gois – O Globo

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu em audiência em seu gabinete, no último dia 5, três advogados da empreiteira Odebrecht, citada pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa na delação premiada da Operação Lava-Jato. O encontro consta da agenda oficial do ministro, divulgada no site da pasta. A página não informa que os advogados representam a construtora nem detalha a pauta do evento. Anteontem, a revista "Veja" noticiou que Cardozo encontrou Sérgio Renault, advogado da empreiteira UTC. Ao GLOBO, o ministro negou que tenha atendido Renault. Disse que os dois apenas se cumprimentaram na antessala de seu gabinete. O dono da UTC, Ricardo Pessoa, está preso e é apontado como chefe do cartel que teria se beneficiado de desvios na Petrobras.

No site do ministério, a agenda de Cardozo no dia 5 era: "Audiência com os senhores Pedro Estevam Serrano, Maurício Roberto Ferro, Dora Cavalcanti e com a participação do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. Pauta: visita institucional". Serrano e Dora são advogados da construtora. Ferro é o vice-presidente jurídico.

A Odebrecht foi citada por Costa em sua delação premiada. Segundo o ex-diretor da Petrobras, a construtora teria lhe pagado US$ 31,5 milhões em propina de 2012 a 2013 em contas na Suíça. A empresa classificou as acusações como "calúnias".

Cardozo confirmou ao GLOBO que se reuniu com os advogados, mas não quis mencionar o nome da empresa. Ele disse que eles foram atendidos por terem feito um pedido formal de audiência. Segundo ele, a equipe apresentou duas representações contra supostas irregularidades na Lava-Jato, mas o ministro não quis detalhar o tema.

- As representações tramitam em sigilo e foram encaminhadas aos órgãos responsáveis. Foi feita uma ata da reunião - disse.

Cardozo afirmou que essa foi a única reunião que teve com advogados de empreiteiras envolvidas no escândalo. Cardozo também ressalta que, em nenhum momento, tranquilizou os advogados e classificou a informação como um "boato". A assessoria da UTC informou que o advogado Sergio Renault não representa a empresa. Mas o sócio dele Sebastião Tojal advoga para a empreiteira. Procurada, a Odebrecht não retornou até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário: