domingo, 15 de fevereiro de 2015

No parlamento, a agenda é dos peemedebistas

• Além de impor temas como a PEC da bengala, partido aliado tenta se descolar de pautas negativas do governo

Simone Iglesias – O Globo

BRASÍLIA - Excluído do núcleo decisório do governo, o PMDB está impondo uma agenda própria no Congresso. A intenção dos peemedebistas é manter distância "regulamentar" do Palácio do Planalto - apesar de terem sido parceiros na reeleição da presidente Dilma Rousseff - e articular na Câmara e no Senado a aprovação de matérias à revelia do governo. Estão no horizonte do PMDB a reforma política que mantém o financiamento privado das campanhas, na contramão do que Dilma defendeu na campanha; o projeto de lei que freia a criação e a fusão de novos partidos, que seria usado pelo governo para enfraquecer o PMDB; a PEC da Bengala, que aumenta de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria no STF e no STJ, e pode impedir que Dilma indique cinco ministros; e a resistência às medidas provisórias que restringem a concessão de benefícios sociais.

Senadores e deputados peemedebistas afirmam que têm autonomia para atuar e que não há pedido do vice-presidente Michel Temer para que mudem de postura.

- Esse descolamento acontece porque o governo não funciona. O PMDB da Câmara e do Senado está com a pauta da sociedade, e o governo, com a pauta negativa, da crise política e econômica - disse um dirigente do partido.

Na semana passada, dois peemedebistas do Senado, o presidente Renan Calheiros (AL) e o vice-presidente Romero Jucá (RR), uniram-se para dar mais um golpe no governo. Jucá incluiu no Orçamento deste ano a liberação de R$ 10 milhões para emendas parlamentares aos deputados e senadores novatos, que assumiram dia 1° deste mês.

O que viabiliza a autonomia do PMDB é o fato de ter a maior bancada no Senado e, na Câmara, com a eleição de Eduardo Cunha presidente, reunir a seu favor partidos descontentes da base aliada e uma parte da oposição que, juntos, dão-lhe ampla maioria. Isolado nas duas casas, o PT tem pouca margem para reagir. As emendas de deputados e senadores petistas flexibilizando as regras defendidas pelo governo para restrição a seguro-desemprego e pensão por morte deram ainda mais munição aos peemedebistas, que entenderam como uma liberação para fazer críticas às medidas.

- Decidimos manter uma distância regulamentar do governo, que menospreza o PMDB. É uma tradição do PT não aceitar parceria e não combinar o jogo, acentuada pela desconfiança que a presidente e ministros têm com relação aos peemedebistas - afirmou um senador da cúpula do partido.

Pesou no voo solo do PMDB a tentativa de Dilma de enfraquecer o aliado e de insuflar o ministro Gilberto Kassab (Cidades) a operar a fusão do PSD com outros partidos, recriando o PL. O novo partido pretendia surgir como uma força compatível à do PMDB no Congresso, reduzindo a dependência do governo do partido de Temer. A estratégia palaciana, no entanto, deu errado, porque uniu os peemedebistas em torno da aprovação de um projeto de lei que dificulta a fusão de novas legendas com outras já existentes.

Nenhum comentário: