quarta-feira, 29 de abril de 2015

PSB, destino da senadora, deve se fundir com o PPS

Ana Fernandes – O Estado de S. Paulo

O PSB vai discutir em reunião da Executiva Nacional hoje a possível fusão com o PPS. Segundo o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a reunião foi convocada para discutir a união, até agora debatida informalmente entre os dirigentes do PSB. “O início da discussão formal será amanhã. Tem um sentido político na fusão, já que PPS e PSB têm afinidades históricas. Mas vamos ouvir os membros da Executiva com o intuito de não impor uma decisão a ninguém”, afirmou Siqueira. Ele disse, ainda, que a candidatura de Marta em São Paulo é consenso entre as siglas, opositoras do governo federal.

O projeto de fusão com o PPS foi articulado pelo grupo que vem ganhando força dentro do PSB desde o rompimento com o PT e o lançamento da candidatura de Eduardo Campos à Presidência em 2014. Esse mesmo grupo defendeu o apoio ao tucano Aécio Neves no 2º turno.

Integram essa corrente o presidente do PSB em São Paulo, Márcio França (vice-governador do tucano Geraldo Alckmin), O ex-deputado Beto Albuquerque (RS), que foi vice de Marina Silva nas eleições, o deputado Júlio Delgado (MG), Geraldo Júlio, prefeito de Recife, e Paulo Câmara, governador de Pernambuco.

A tese de fusão foi reforçada com o afastamento de figuras históricas do PSB mais alinhadas à esquerda e com laços antigos com o PT, como Roberto Amaral – que perdeu a presidência da sigla e a posição na Executiva – e Luiza Erundina – apoiar Aécio e também deixou a Executiva.

Nenhum comentário: