sábado, 20 de junho de 2015

PF pede ao STJ inquérito para investigar Pimentel por lavagem

• Caso tem como base a Operação Acrônimo, sobre empresário ligado ao petista

Jailton de Carvalho – O Globo

-BRASÍLIA- A Polícia Federal pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) abertura de inquérito para apurar o suposto envolvimento do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), com lavagem de dinheiro. Caberá ao ministro Herman Benjamin, relator do caso, decidir se acolhe ou não o pedido da PF, que tem como base a Operação Acrônimo, que investiga suposta lavagem de dinheiro do empresário Benedito de Oliveira, o Bené. O empresário atuou na campanha eleitoral que resultou na vitória de Pimentel, ano passado.

Entre os investigados na operação também estão a mulher do governador, a jornalista Carolina Oliveira Pimentel. A jornalista tinha a empresa Oli Comunição e Imagens no mesmo endereço da PP & Participações Patrimoniais, de Oliveira. Segundo a polícia, o empresário usou várias empresas, algumas de fachada, para camuflar a movimentação de dinheiro de origem não declarada.

Oliveira e auxiliares foram detidos com R$ 113 mil em espécie, depois de participarem da campanha de Pimentel ano passado. Eles foram presos em Brasília, quando retornavam à cidade num avião que está em nome de empresa de Oliveira. Como não explicaram a origem do dinheiro, a PF abriu inquérito para apurar a origem dos recursos.

Nenhum comentário: