quarta-feira, 15 de julho de 2015

PPS conclama união das oposições para resolver crise dentro de marcos constitucionais

Por: Nadja Rocha - Portal do PPS

A Executiva Nacional do PPS reuniu-se em Brasília, nesta terça-feira (14), para avaliar a crise econômica e ético-política por que passa o Brasil. O partido divulgou nota, assinada pelo presidente nacional, deputado federal Roberto Freire (SP), na qual exorta as oposições e a sociedade a se unirem “para que a resolução da crise se dê nos marcos institucionais previstos pela Constituição”.

O documento do PPS afirma que a crise caminha para a ingovernabilidade. O texto conclama a sociedade a dar apoio à Polícia Federal, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, “para fortalecimento do Estado Democrático de Direito”. A nota aponta para o apoio à manifestação de rua a se realizar no dia 16 de agosto, que é, segundo o texto, “novo e decisivo momento” em que vai se reiterar o desejo de novos rumos para o país.

A nota trata ainda do encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, "às escondidas e em terras estrangeiras". Para o partido, o episódio, em Portugal, "demonstra o nível de degradação nas relações entre os presidentes de dois Poderes da República".

Leia a íntegra da nota:

“Pela unidade das oposições democráticas para superar a crise

Depois de quase treze anos de governos do PT, sob a responsabilidade de Lula e Dilma Rousseff, o Brasil atravessa uma profunda crise econômica, que tende a se agravar, e está enredado numa crise ético-política que é fruto da corrupção, da incapacidade administrativa e da perda de autoridade política.

A corrupção se estende por toda a estrutura do Estado, capturado por um projeto de poder populista, que ampliou a dependência dos setores mais pobres da população ao assistencialismo governamental. Tal política levou à desindustrialização, aumentou o custo da energia, ressuscitou a inflação, elevou o desemprego e paralisou a economia do país.

O Partido Popular Socialista avalia que a crise recrudesceu, caminhando para a ingovernabilidade, e coloca as forças políticas do país diante de duas possibilidades: a cassação do mandato da presidente Dilma pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decorrência das investigações da Operação Lava-Jato; a rejeição das contas do governo pelo Congresso Nacional, com base no parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as “pedaladas fiscais”, que configuram crime de responsabilidade, abrindo a possibilidade de o Congresso iniciar o processo deimpeachment. O cenário político coloca, ainda, a possibilidade de renúncia da presidente pela deterioração das condições da crise, em curso.

O obscuro encontro de Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, às escondidas e em terras estrangeiras, demonstra o nível de degradação nas relações entre os presidentes de dois Poderes da República. Diante de tais situações, o PPS conclama a sociedade brasileira a renovar o apoio às instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário para fortalecimento do Estado Democrático de Direito, e chama a atenção para a necessária unidade das forças de oposição e da sociedade, para que a resolução da crise se dê nos marcos institucionais previstos pela Constituição.

Os partidos políticos e as organizações sociais, articulados com as redes sociais e as mobilizações de rua, deverão ter novo e decisivo momento no próximo dia 16 de agosto, quando vamos reiterar nosso desejo de darmos novos rumos ao Brasil.

Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS"

Nenhum comentário: