Segundo o Ibope, João Doria (PSDB) lidera em SP, com 28%, quatro pontos à frente de Russomanno (PRB). Marta Suplicy (PMDB) caiu 5 e tem 15%. Haddad (PT) está com 12%.
Doria vai a 28%, quatro à frente de Russomanno
• Ibope aponta queda de 5 pontos de Marta, que passa a dividir 3º lugar com Haddad, em empate técnico
Silvia Amorim - O Globo
-SÃO PAULO- A uma semana da votação do primeiro turno, nova pesquisa Ibope para a corrida eleitoral em São Paulo mostrou o crescimento de João Doria (PSDB), que empatou tecnicamente com Celso Russomanno (PRB) na liderança da disputa, e uma queda da senadora Marta Suplicy (PMDB), agora em terceiro. O prefeito Fernando Haddad (PT), que estava estagnado nas sondagens do instituto desde o início da campanha, cresceu e aparece embolado com Marta.
Segundo o levantamento divulgado ontem à noite pela TV Globo, Doria tem 28% das intenções de voto, Russomanno, 24%, Marta, 15%, Haddad 12%, Erundina 4% e Major Olímpio, 1%. Brancos e nulos somaram 10% e não responderam 4%.
Na pesquisa anterior, de 14 de setembro, Russomanno liderava isolado com 30%. Marta tinha 20%, Doria, 17%, Haddad, 9%, Erundina, 5% e Major Olímpio 1%. Nos dois levantamentos, a margem de erro é de 3 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
A nova rodada de números do Ibope foi divulgada três dias depois de uma sondagem do Datafolha ter mostrado Doria, Marta e Russomanno embolados na liderança. Hoje o instituto apresentará mais uma pesquisa sobre o cenário na capital paulista.
Em cenários de segundo turno simulados pelo Ibope, há um empate técnico entre Doria e Russomanno, com o tucano numericamente à frente, com 41%, e o deputado, 37%. Contra Marta, Doria chega a 45% e venceria a senadora, que obteve 33%. Num embate entre Russomanno e Marta, o deputado levaria a melhor, com 40%, e a peemedebista teria 32%.
Haddad continua sendo o candidato com maior rejeição: 47% dos entrevistados disseram que não votam nele de jeito nenhum. Marta aparece com 28%, Erundina, 27%, Russomanno, 25% e Doria, 17%.
Sobe e desce
Os dois principais movimentos da pesquisa divulgada ontem foram a queda de Marta e o crescimento de Haddad.
A perda de cinco pontos percentuais foi interpretada pela equipe da senadora como resultado de um desgaste acumulado nos últimos dias por ela ter se tornado alvo principal de ataques de dois oponentes. Tanto Haddad, que pretende tirar dela os votos de uma parcela do eleitorado de esquerda, quanto Russomanno, que disputa com a senadora os votos da periferia, centraram fogo na ex-prefeita.
Por outro lado, o fato de estar no governo de Michel Temer afugentaria os eleitores mais à esquerda, que a taxam como golpista. A queda de Marta pode ser resultado dessa combinação de fatores negativos. A campanha da peemedebista aposta que a vitória na Justiça pelo direito de resposta no programa de Russomanno por um dia durante esta semana dará um fôlego à senadora, que aparecerá mais e evitará que o adversário a ataque.
O crescimento de Haddad acontece depois que a campanha intensificou os ataques a Marta. A estratégia tem sido vincular a adversária à gestão do presidente Michel Temer. A avaliação na campanha de Haddad é que parte dos eleitores, principalmente da periferia de São Paulo, ainda acredita que Marta é a candidata do PT.
Lula grava para Haddad
Ontem, o ex-presidente Lula gravou comercial para a campanha do prefeito petista. O material deve ser exibido nos próximos dias, numa estratégia de nacionalizar ainda mais a disputa na cidade.
A equipe de Russomanno já esperava que a intenção de votos no candidato caísse durante a campanha, já que ele começou a disputa em um patamar alto por ser muito conhecido do eleitorado devido a sua participação em programas de TV desde os anos 1990. Alguns auxiliares acham ainda que o candidato do PRB pode ter sofrido a queda por não ter respondido aos ataques que sofreu, principalmente na internet e por meio de ligações telefônicas que denunciavam a falência de um bar do qual o deputado foi sócio em Brasília.
O Ibope entrevistou 1.204 eleitores de todas as regiões da cidade entre os dias 23 e 25 de setembro. A pesquisa foi contratada pela Globo Comunicação e Participações S/A e O Estado de S.Paulo. Ela está registrada no TRE-SP sob o protocolo 04281/2016.
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