domingo, 5 de fevereiro de 2017

Políticos dizem que morte de Marisa pode abrir diálogo

• Velório reuniu centenas de pessoas e toda cúpula petista estava presente

- O Globo

SÃO PAULO Políticos da cúpula do PT, ex-ministros, deputados, senadores e amigos participaram do velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, realizado ontem no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde ela e o ex-presidente Lula se conheceram. No fim da tarde, o corpo foi cremado no Cemitério Jardim da Colina, também no ABC, num evento reservado à família.

Uma foto de Lula e Marisa tirada durante uma viagem a Istambul, em 2009, foi usada para cobrir a parede principal do auditório onde ocorreu o velório. O ex-presidente foi o primeiro a chegar. A fila para cumprimentá-lo deu a volta na quadra no entorno da sede do sindicato e ele abraçou um a um todos os presentes. Um ato ecumênico, que reuniu católicos, protestantes e umbandistas, foi realizado à tarde.

O vereador Eduardo Suplicy, um dos que estiveram no velório, disse que a visita feita a Lula pelo presidente Michel Temer na última quinta-feira pode abrir caminhos para se dialogar sobre o Brasil:

— Vivemos um momento de desavenças profundas. A morte de dona Marisa pode criar essa vontade de se conversar mais sobre o Brasil.

CUBA ENVIA HOMENAGEM
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) afirmou que a morte da ex-primeira dama pode unir as esquerdas:

— Temos que lutar para defender conquistas que estamos perdendo: a democracia, a segurança das mulheres, a luta contra o ódio e a discriminação.

Diversos políticos prestaram solidariedade à família: Rui Falcão, presidente do PT; Luiz Dulci, ex-ministro e diretor do instituto Lula; Waldir Maranhão (PP-MA), ex-vice-presidente da Câmara; os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), além de ex-ministros dos governos petistas como Miriam Belchior, Miguel Rosseto, Gilberto Carvalho e Paulo Vanuchi. A ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-deputado José Genoíno também estiveram no velório.

Muitas coroas de flores foram enviadas, entre elas, uma do presidente de Cuba, Raul Castro. Lula também homenageou a mulher com uma coroa: "Minha galega, agora o céu ganhou uma estrela que iluminou a minha vida"

A petista e ex-governadora do Rio, Benedita da Silva, afirmou que muita gente não conhecia Marisa porque ela era discreta.

— Acham que ela é a sombra do Lula. Na verdade ela era o espelho e participava muito da vida e das decisões políticas.

Nenhum comentário: