domingo, 26 de abril de 2020

Bruno Boghossian -Uma república a seus pés

- Folha de S. Paulo

Presidente admitiu que trabalha para transformar Polícia Federal em milícia particular

Jair Bolsonaro admitiu que trabalha para transformar a Polícia Federal em milícia particular. Sem muito constrangimento, o presidente confessou que mandou delegados investigarem casos de seu interesse e que ameaçou o chefe do órgão de demissão por interesses pessoais.

A crise que culminou na saída de Sergio Moro exibiu de maneira explícita o modo como Bolsonaro enxerga o poder. O presidente se acomodou tanto na cadeira que nem tenta disfarçar a intenção de explorar o governo como uma máquina a serviço de sua família e de aliados.

Bolsonaro decidiu atropelar a independência da Polícia Federal e pagar o preço de um choque com uma das estrelas de seu governo simplesmente para blindar seu grupo político.

Uma conversa divulgada por Moro mostra que o presidente demitiu Maurício Valeixo do órgão para barrar investigações sobre a fábrica montada pelo Planalto para atacar autoridades. No diálogo, Bolsonaro cita a notícia de uma apuração contra deputados amigos e completa: "Mais um motivo para a troca".

Na sexta (24), quando quis se defender da delação de Moro, o presidente reconheceu que tentou interferir ao menos três vezes em investigações da PF e que pediu ao ministro acesso diário a relatórios do órgão. Talvez ele devesse procurar uma agência de detetives particulares.

Bolsonaro confunde comando com subserviência. Na semana passada, soltou um "minhas Forças Armadas" e, depois, questionou se um presidente não pode cobrar informações "da sua Polícia Federal".

Essa é a lógica que rege suas relações com o aparelho público. Bolsonaro é o político que embolsava auxílio-moradia enquanto tinha apartamento próprio em Brasília. Agora, finge austeridade e pede confetes ao anunciar que desligou o aquecedor da piscina do Palácio da Alvorada.

O presidente quer convencer seus seguidores de que a eleição lhe conferiu poderes para impor suas vontades e submeter estruturas independentes a seus desejos. Bolsonaro quer uma república a seus pés.

Nenhum comentário: