sábado, 4 de julho de 2020

Míriam Leitão - Cenário nebuloso no resto do ano

- O Globo

Economia terá melhora de vários indicadores, mas forte aumento do desemprego neste segundo semestre. Cenário é de incerteza

O segundo semestre não será fácil. Essa é a visão que se consegue ouvir no Congresso e entre economistas. O governo não tem um plano organizado para sair da crise, o país não tem espaço fiscal, a dívida subiu, os estados não têm capacidade de investimento, as empresas grandes terão resultados ruins, e muitas pequenas e médias terão quebrado.

Economistas acham que há várias dúvidas sem resposta e que pode haver uma contradição entre indicadores econômicos. Haverá recuperação em alguns índices mas uma forte piora do desemprego. A conclusão é que é cedo para dizer que o pior passou, porque as famílias vão conviver por muito tempo com a queda na renda.

A ideia de que basta retomar as reformas bate na pergunta: que reformas? A reforma tributária pode ser concluída, segundo se diz no Congresso, mas como foi iniciativa do parlamento e sem participação do executivo conseguirá apenas simplificar o sistema de impostos sobre consumo. O que é sem dúvida uma ajuda, mas a reforma administrativa não será apresentada, na convicção de líderes do Congresso, porque o presidente Bolsonaro não quer, e as corporações, também não.

Alguns economistas também não apostam na agenda de retomada das reformas, mas aplaudem a ideia de o Congresso aprovar a tributária, mesmo sem o protagonismo do governo.

— A reforma tributária traz ganho de produtividade e pode ter aumento de receita no curto prazo. Cria um ambiente mais favorável. Mas não está no meu cenário a aprovação de reformas em geral. Meu cenário é recessão brutal este ano e um crescimento de 2,5% no ano que vem. Nesse ambiente, nada acontece — diz Vitor Vidal, da XP Investimentos.

O grande problema é que existem pelo menos três perguntas sem respostas, na visão de Sílvia Matos, do Ibre/FGV. Quanto tempo vai durar a pandemia, qual será o efeito do fim do auxílio emergencial às famílias e como será a recuperação do setor de serviços?

Vidal diz que tudo o que vê em outros países mostra que esta crise tem um fator comportamental. A economia pode abrir, mas as pessoas não se sentirem confiantes para consumir. A expectativa entre os economistas é de um aumento do desemprego neste semestre.

— Temos que olhar para o Brasil, para a rigidez do mercado de trabalho. Dados da Pnad mostraram que quem perdeu mais foi o pobre, o informal. Houve uma recomposição boa da renda, com os R$ 600 do governo, agora prorrogado. O intuito é que quando a renda for suspensa, já haja confiança para dar tração na economia — diz Vidal.

O cenário está nebuloso na visão de economistas e líderes políticos, mas uma coisa todos concordam. Será um semestre difícil.

— O segundo trimestre foi o auge da pandemia e deve ter uma queda de 10%. Teremos uma recuperação fraca no terceiro trimestre, com quedas em termos anuais. Na margem, vamos ver alguns números positivos, mas em termos anuais vai contrair — diz Silvia.

— A gente cai em torno de 11% ou 12% no segundo trimestre e sobe 7% no terceiro, mas na margem. No anual, sai da base de -13% para -7% e depois -3% — acredita Vidal.

Há ainda, explica o economista da XP, o grande problema da dívida, que chegará a 98%. É preciso um plano para enfrentá-la:

— O cenário fiscal é muito complicado para o ano que vem.

No Congresso, o que se diz é que no governo não ficou resolvida a disputa sobre como será a retomada, se seguindo o grupo dos militares, Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho, que advogam uma presença maior do Estado na recuperação, ou segundo a direção do ministro Paulo Guedes. O conflito foi congelado pelo avanço da pandemia, mas não foi claramente arbitrado pelo presidente naquela ruinosa reunião ministerial. Entre os líderes políticos também se diz que privatização não ocorrerá porque o Senado já disse que não quer votar a Eletrobras e não há decisão do presidente sobre as outras empresas.

A aprovação de uma vacina para o coronavírus melhoraria o quadro, mas não há garantias de quando isso vai acontecer. O cenário neste segundo semestre está assim, muita incerteza sobre a retomada e dúvidas sobre a evolução da pandemia. Os indicadores parecerão bons em termos de atividade quando comparados com a queda do segundo trimestre, mas há o risco de uma elevação muito forte do desemprego. Ninguém sabe como estarão as empresas ao fim da pandemia, nem que resposta o governo dará para o pós-auxílio emergencial e para os muitos problemas econômicos que o país enfrentará.

Nenhum comentário: