sexta-feira, 18 de março de 2022

Claudia Safatle: Dados preocupantes que vêm da Coreia

Valor Econômico

País asiático era, até então, modelo de controle da covid-19

Não vem da China, mas da Coreia do Sul, os dados mais preocupantes sobre a pandemia da covid-19. O repique nos últimos dias da doença na Coreia do Sul está intrigando os pesquisadores e médicos sanitaristas brasileiros. Os gráficos publicados abaixo dão a dimensão da mudança de sinal do país asiático, até então considerado como modelo de controle da doença. A taxa de vacinação da população é 87,55% dos que tomaram a primeira dose e de 86,63% dos que cumpriram todas as etapas da imunização.

Para ter uma ideia da progressão das estatísticas relativas à doença na Coreia, no dia 14 de março eram 309.769 novos casos de covid-19 e 200 mortes. Ontem, segundo informações atualizadas, já era mais do que o dobro de novos casos, que chegaram a 621.328, e as mortes haviam, também, mais do que duplicado para 429 pessoas.

Esses indicadores podem levar os menos avisados a concluir que a vacinação, então, teria sido um desastre e que os negacionistas tinham alguma razão. Essa é uma constatação totalmente errada, na visão de especialistas. Ao contrário, é exatamente a abrangência da vacinação - uma das mais elevadas do mundo - que está resultando em número de mortalidade baixo comparado ao surgimento de novos casos, apesar de ser crescente. São cerca de 400 mil novos casos a cada dia, segundo a média móvel de sete dias.

O fato é que a Coreia, assim como a grande maioria dos países, está em fase adiantada de retirada das restrições impostas à população. Lá foi feito um sistema de rastreamento extremamente rigoroso e bem-sucedido da doença e, agora, com imunização, governo e sociedade coreanos estão um pouco mais lenientes com a pandemia. Ou, melhor dizendo, eles estão encarando com uma certa tranquilidade a escalada dos números da doença. Foi no meio do processo de retirada das restrições que entrou a ômicron, variante contagiosa do vírus e que elevou o contágio.

“É como se todos tivessem desistido de enfrentar a doença, à exceção da China”, comenta o médico sanitarista da Fiocruz Cláudio Maierovitch. Ele é um crítico da atitude dos governos, inclusive o brasileiro, de relaxar a exigência de medidas de proteção. Ele avalia que é um erro se acabar com a exigência, por exemplo, do uso de máscara. Afinal, elas não têm repercussão econômica e social importantes e, portanto, deveriam permanecer.

Ao mesmo tempo, há o surgimento de variantes do vírus até agora controlados pela vacinação. O problema é que ainda existem 3 bilhões de pessoas no mundo que ainda não tiveram acesso a vacinas e são potenciais hospedeiras do vírus, que é mutante.

“Estamos vivendo a maior pandemia da história da humanidade e acho que é cedo para retirar todas as restrições. Deveríamos levar a covid-19 a números bem menores do que os atuais antes de acabar totalmente com o isolamento”, diz o sanitarista, em referência a todos os governos que adotaram a flexibilização das restrições.

De toda a forma, é uma pena que os países que até então eram modelos a serem seguidos no controle e combate ao coronavírus - Coreia, Alemanha ou Reino Unido - estejam, agora, em desequilíbrio como se tivessem cansados das batalhas contra a pandemia.

Na China, onde o governo adotou a política de “tolerância zero” à covid-19, hoje combate-se um novo surto da doença com lockdowns, testes em massa, restrições a viagens e mesmo o confinamento das pessoas nas cidades onde a doença se manifesta. Para sair dali só com a autorização policial. É bom que se diga que esse modelo de controle não dá a menor importância às chamadas liberdades individuais, tão caras a nós, ocidentais.

 

Nenhum comentário: