sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Ruy Castro - Só e mal-acompanhado

Folha de S. Paulo

A empáfia de Bolsonaro emanava da faixa presidencial; sem esta, é como se estivesse de cueca

Os grandes líderes sempre deixaram grandes frases para seus povos. Winston Churchill, primeiro-ministro inglês na Segunda Guerra: "Só posso prometer-lhes sangue, trabalho, lágrimas e suor." Getulio Vargas, pouco antes do tiro no peito: "Deixo a vida para entrar na história." Juscelino: "Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro." John Kennedy, presidente dos EUA: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por ele." E De Gaulle, premiê francês: "Como se pode governar um país que tem 246 espécies de queijo?". Já Jair Bolsonaro será lembrado por seus bordões: "Chega, porra! Acabou! Ponto final! Caso encerrado! Cala a boca!".

O homem que levou quatro anos fazendo-se de Super-Homem em comícios, discursos e lives para sua turma revelou-se um covarde. Vê-se agora que sua estupidez, empáfia e autossuficiência, todas cavalares, emanavam apenas da faixa presidencial. Sem esta, é como se estivesse de cueca.

Derrotado na eleição e em breve despojado da imunidade que o cargo lhe garantia, Bolsonaro terá de explicar-se nos tribunais pelos crimes que cometeu. Sabendo disso, deixa-se ficar debaixo da cama no Alvorada, mudo, assustado e chorando, abandonado até pelos que ele favoreceu, subornou ou corrompeu.

Bolsonaro já foi cancelado pelo centrão, ao qual repassou bilhões. Políticos que ele considerava fiéis estão se pondo na órbita de Lula, um deles Ratinho Jr., governador do Paraná. Líderes religiosos subitamente sem acesso a barras de ouro começam a apagá-lo de suas orações. Canais de TV até há pouco a seu soldo demitem os profissionais identificados com ele. E imagino sua ira ao ver, em ágapes recentes em Brasília, seu juiz de estimação Kassio Nunes Marques abraçado festivamente a seu arqui-inimigo ministro Alexandre de Moraes e ao próprio Lula.

Bolsonaro está só e, ao mesmo tempo, mal-acompanhado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bol só

Anônimo disse...

Só gado pra apoiar este desastroso incompetente.

Anônimo disse...

Jair Bolsonaro conheceu a frase de Kennedy, e comandou seu DESgoverno respondendo-a diariamente:
- O que posso fazer por meu país? Posso ferrá-lo a cada dia... Afinal, sou imbroxável...
Ele respondia usando outro verbo que também começa com f...

Anônimo disse...

Quantas motociatas o GENOCIDA ainda vai fazer enquanto for presidente? Espero que o miliciano bolsonarista que avoava por este blog possa participar da próxima, quem sabe até pousado no ombro do capitão das rachadinhas que ele tanto adora, o seu MINTO!

Anônimo disse...

Com essa faixa ridícula latina todos ficam com cara de bobos da corte. Só mesmo nessas latrinas tais cousas acontecem. É só lembrar do ex motorista de ônibus da Venezuela e do chofer de táxi do putinho da m.

ADEMAR AMANCIO disse...

Triste fim de Policarpo Quaresma.