terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dois modelos de país

DEU EM O GLOBO

POLÍTICA EXTERNA

MUJICA: O candidato da Frente Ampla defende a permanência do Uruguai no Mercosul e o fortalecimento da relação bilateral com seus principais sócios na região, Brasil e Argentina.

LACALLE: O candidato do Partido Nacional critica duramente o Mercosul, criado durante sua Presidência (1990-1995). Segundo ele, o bloco mudou de rumo e acabou se transformando num péssimo negócio para o Uruguai. Lacalle questiona a dependência de seu país em relação ao Brasil e à Argentina, que, segundo ele, não defendem os interesses de seu país.

DIREITOS HUMANOS

MUJICA: Defendeu a anulação da Lei de Caducidade e considera fundamental continuar avançando nas investigações sobre crimes da ditadura.

LACALLE: O ex-presidente se opôs à anulação da Lei de Caducidade e considera que o Uruguai deve olhar para frente, deixando o passado para trás. Para ele, rever o que aconteceu durante a ditadura não ajuda o país a consolidar seu crescimento.

PAPEL DO ESTADO

MUJICA: Defende um Estado muito presente na economia e nas relações trabalhistas. Mujica defendeu a Lei de Relações Trabalhistas, aprovada durante o atual governo, que estabelece regras de negociações entre trabalhadores e empresários.

LACALLE: Foi contrário à Lei de Relações Trabalhistas, muito questionada pelo setor privado, e acredita que as negociações devem ser entre trabalhadores e empresários, com uma mínima intervenção estatal.

SISTEMA TRIBUTÁRIO

MUJICA: Pretende manter a lei aprovada pelo governo Vázquez que criou o polêmico Imposto à Renda Física (IRPF). Com este novo tributo, o Estado obteve recursos para melhorar suas políticas sociais nas áreas de saúde e educação. O imposto (cuja alíquota depende da renda do cidadão) afetou as classes média e média alta. Médicos e advogados reagiram contra.

LACALLE: O ex-presidente assegurou que, caso conquiste um segundo mandato, desmontará o sistema tributário criado pela Frente Ampla e substituirá o IRPF por outros tributos.

Nenhum comentário: