terça-feira, 13 de março de 2012

Aliança com PDT acirra crise no PMDB

Disputa por vaga na chapa de Fortunati leva a críticas em rede social.

Vaga para vice de Fortunati tensiona ambiente no PMDB

Secretário Valter Nagelstein se disse postulante à vaga e atacou presidente do partido pelo Twitter

Carlos Rollsing

PORTO ALEGRE - A construção de uma agenda positiva é um desafio cada vez mais distante no horizonte do PMDB. Além dos obstáculos naturais que o partido enfrentará nas eleições de 2012 – líderes do próprio PMDB admitem a tendência de diminuição do número de vereadores e prefeitos no Estado –, a sigla passou por mais um episódio público de desgaste ontem, quando Osmar Terra e Valter Nagelstein fizeram críticas e acusações ásperas a correligionários.

O episódio mais grave envolveu Nagelstein, secretário de Indústria e Comércio da Capital (Smic) e vice-presidente do diretório local do PMDB. Ele usou as redes sociais para atacar o presidente da sigla, vereador Sebastião Melo, considerado favorito para concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por José Fortunati (PDT). Nagelstein acusou Melo de interferir na Smic para reverter a exoneração de CCs que "não trabalhavam". Também se disse "alijado" das reuniões que encaminham o futuro da sigla.

– Me sobrou a tarefa de acatar ordens do Melo. E isso não me serve – reagiu Nagelstein, que ainda se lançou postulante à vaga de vice-prefeito na chapa de Fortunati.

Líderes peemedebistas consideram "ridícula" uma eventual disputa no diretório entre Melo e Nagelstein. Também há lamentações pelo fato de Nagelstein ter vinculado o partido à indicação de fantasmas. Integrantes da executiva saíram em defesa de Melo e classificaram a atitude de Nagelstein como "insana" e "vaidosa". A avaliação é de que ele ficou incomodado por não ter sido convidado para reunião na casa do deputado Vieira da Cunha (PDT), no domingo, quando PMDB e PTB debateram a aliança com Fortunati.

Diante da gravidade do episódio, Melo chamou reunião da executiva municipal para as 19h de hoje. Nagelstein foi convocado e intimado a apresentar provas das irregularidades.

– As pessoas trabalham na Smic, mas não trabalham pela reeleição dele (Nagelstein). Deve ser esse o problema – rebateu Melo.
Em outra frente, o deputado federal Osmar Terra disse ontem que o PMDB é humilhado pelo fato de estar sendo cogitada a indicação de um petebista para vice de Fortunati.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: