domingo, 19 de janeiro de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

O teste do desapego
No Ceará, para os petistas. Na Bahia, para os tucanos. Entre os cearenses, surgiu uma réstia de esperança entre os principais atores que compõem a base do governo Dilma. Eunício, candidato a governador, deixaria a vaga de vice e o Senado para indicação dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Assim, na hipótese de vitória do peemedebista, o suplente, que é do PT, ganharia quatro anos de mandato no Senado. Na Bahia, se os tucanos abrirem mão de indicar o vice de Paulo Souto ao governo estadual, o cargo servirá de chamariz aos partidos que fazem parte do rol de aliados do PT.
» » »
Os políticos hoje apostam mais nas chances de acordo na Bahia do que no Ceará. Os peemedebistas que já conviveram com tucanos e petistas no poder federal consideram que o PSDB cede mais que o PT.

Inimigo n° 1
O presidente do PT, Rui Falcão, perdeu na sexta-feira o posto de interlocutor dos acordos estaduais com o PMDB. O veto a Falcão se deu pelo fato de o petista concordar em apoiar candidatos do PMDB apenas quando diz falar em nome da presidente Dilma e, nas visitas aos estados, incentivar a carreira solo do PT. A gota d"água foi o périplo de Falcão aos estados do Nordeste.

Inimigo nº 2
Aloizio Mercadante também está meio queimado com os peemedebistas. É Dilma perdendo anteparos quando mais precisa deles.

Alta temporada I
As empresas de cruzeiros marítimos estão na mira do Senado este ano. A ideia é mudar a legislação que rege o trabalho nos navios. Hoje, a estimativa é de 4 mil brasileiros trabalhando a bordo de embarcações turísticas de luxo, e as companhias não seguem as leis brasileiras e se reportam sempre ao país de bandeira do navio ou do armador.

Alta temporada II
Não são poucos os casos de abusos e de funcionários abandonados em portos ao redor do mundo. Por aqui, existe inclusive uma associação de vítimas de irregularidades, hoje presidida por familiares de trabalhadores que morreram a bordo ou desapareceram. A ideia do senador Paulo Paim é se inspirar nos Estados Unidos, o único país que tem legislação específica para trabalhadores embarcados. O assunto foi tema do programa Diplomacia, da TV Senado.

Convers@ de Domingo
O deputado José Reguffe, do PDT do Distrito Federal, fala à coluna sobre sua esperança de inverter a chapa formada por Eduardo Campos e Marina Silva. Veja no site www.correiobraziliense.com.br.

Um boi...Para não entrar numa briga / Ao saber que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, tinha dito que receberia a comissão de senadores, mas que Randolfe Rodrigues não seria bem-vindo, o senador amapaense do PSol fez questão de comparecer.

Uma boiada...Para não sair / Randolfe (foto) torcia para que Roseana lhe barrasse o caminho e lhe fizesse algum desaforo. Assim, teria dias de mídia e de enfrentamento com os Sarneys, coisa que ele nem gosta.

Questão de cacife/ No governo e fora dele, as ameaças do PMDB são registradas, mas não são levadas tão a sério. Por mais que o partido seja grande e esteja cheio de raposas da política, há quem diga que o PMDB não tem poder de voto para enfrentar a presidente Dilma.

Torcida/ Vem aí o comitê "Vai Renan!", composto por funcionários insatisfeitos com as medidas de contenção adotadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Tem uma turma doidinha para ver o senador candidato a governador de Alagoas e vitorioso. Tudo para que só venha a Brasília de vez em quando. E de pires na mão.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: