domingo, 9 de fevereiro de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

Lula e a reeleição
O ex-presidente tem dito nas reuniões dos "apóstolos", aquele grupo encarregado de pensar o PT para o futuro, que esqueçam a hipótese de uma candidatura dele em 2018. A ordem é trabalhar gente nova. No topo da lista, permanece o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o candidato a governador de São Paulo, Alexandre Padilha, e o governador da Bahia, Jaques Wagner. O que Lula quer mesmo, terminadas as eleições deste ano, é retomar aquele projeto antigo de cuidar da América Latina e da África.

Melhor de três
O ex-presidente Lula deu um ultimato ao governador do Ceará, Cid Gomes, e ao líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, pré-candidato ao governo estadual. Ou os dois se entendem, ou o PT terá candidato próprio.

Tema recorrente
O líder da Minoria, Domingos Sávio (PSDB-MG), retomará a briga pelo aumento das verbas para o setor de saúde além dos valores que o governo aceitou conceder dentro do Orçamento Impositivo. É tudo o que o PMDB deseja para criar mais um tumulto com o Planalto.

Ameaça frequente
No Planalto, entretanto, há quem diga que é melhor os congressistas pensarem duas vezes antes de brincar com o Orçamento Impositivo. É que uma mudança, agora, sempre pode servir de pretexto para que o governo não libere nada antes das eleições.

Quem cobre um santo...
Há quatro meses como ministro de Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira terminou ganhando o respeito do setor. Agora, com a iminente troca de comando, a apreensão tomou conta do empresariado. Dilma agradará ao partido contemplado com o cargo e correrá o risco de descontentar os empresários do segmento. E, em ano eleitoral, sabe como é.

Em família
O deputado Fábio Faria (PSD-RN), futuro pai do neto do empresário Sílvio Santos, trabalha para fazer do pai Robinson Faria candidato ao governo do estado com o apoio do PT. É mais um estado onde o PMDB deve sobrar na chapa.

Convers@ de Domingo
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Swedenberger Barbosa, ainda acredita na construção de pontes entre o PT e o PSB. Pelo menos, no DF. Confira na sessão de vídeos do site www.correiobraziliense.com.br.

CURTIDAS
Chama a "patroa"/ O senador Wellington Dias (PT-PI) cogitou nos últimos dias lançar a mulher, Rejane, candidata ao governo. As más línguas dizem que é receio de terminar perdendo o governo do estado. As boas dizem que Dilma quer que ele permaneça no Congresso, para auxiliar o seu governo, em caso de reeleição.

Por falar em patroa.../ Dilma pode até resolver o futuro do PMDB nesta semana, mas a prioridade dela mesmo é o setor elétrico. Entre seus fiéis seguidores, há quem diga que ela suporta sem estresse críticas à forma como conduz as relações com o Congresso, mas vira uma onça quando alguém questiona sua capacidade de gestão.

Pronto para a guerra/ Todas as vezes em que o deputado Felipe Maia (foto), do DEM-RN, chega de gravata vermelha no plenário, os vice-líderes do PT se armam. Na semana passada, por exemplo, ele levou a reclamação dos prefeitos, irados com o fato de estarem indiretamente custeando o contrato entre o governo brasileiro e Cuba para o envio de profissionais ao Programa Mais Médicos.

Vianas em litígio/ O senador Jorge Viana (PT-AC) e seu irmão, o governador do estado, Tião Viana, divergem sobre a candidatura ao Senado. Enquanto o governador quer lançar apenas a candidatura da deputada Perpétua Almeida ao Senado, Viana considera melhor ter duas opções, Perpétua e Aníbal Diniz.

Férias/ Enquanto a política está na fase de "aquecimento" pré-carnavalesco, ainda é possível tirar uns dias para recarregar as energias. Volto com as águas de março!

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: