segunda-feira, 3 de março de 2014

'12 anos de escravidão' se consagra no Oscar 2014

Filme é o primeiro longa dirigido por um negro premiado pela Academia na categoria principal

'Gravidade', de Alfonso Cuarón, foi o recordista de prêmios, incluindo o de melhor diretor

Apesar das dez indicações, 'Trapaça' não levou nenhuma estatueta

Carlos Helí de Almeida, Eduardo Rodrigues e Liv Brandão

RIO - Em uma cerimônia histórica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu pela primeira vez o Oscar de melhor filme a um longa-metragem de um cineasta negro: o britânico Steve McQueen, diretor de “12 anos de escravidão”. O longa-metragem, adaptação das memórias de Solomon Northup, negro livre da Nova York de meados do século XIX, sequestrado e vendido como escravo para fazendeiros do Sul, ainda ganhou os prêmios de melhor roteiro adaptado e atriz coadjuvante, de um total de nove indicações.

— Quero dedicar a todos que merecem não só sobreviver, mas viver. Esse é o grande legado de Solomon (autor do livro que inspirou o livro). E a todos que sofreram com a escravidão e ainda sofrem hoje. — disse McQueen.

O filme derrotou os dois outros favoritos, “Gravidade”, do mexicano Alfonso Cuarón, e “Trapaça”, de David O. Russell, que concorriam em dez categorias. A ficção científica de Cuarón venceu sete estatuetas, incluindo a de direção, dada pela primeira vez a um latino-americano, e outros seis prêmios técnicos. Apesar do lobby que impulsionou a candidatura do filme de O. Russell, a equipe de “Trapaça” saiu de mãos abanando, e nem a queridinha Jennifer Lawrence, que novamente levou um tombo num Oscar (desta vez no tapete vermelho), foi suficiente.

A festa, realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, teve como apresentadora a comediante Ellen DeGeneres, que jogou muito para a plateia: serviu pizza aos convidados, tirou fotos com eles (uma delas, postada em seu Twitter, bateu o recorde de compartilhamentos na ferramenta) e vivia interagindo fora do palco. Nas piadas, porém, deixou a desejar. Mesmo assim, o tom da noite apontou para uma cerimônia bem família. Vários atores levaram as mães como acompanhantes, caso de Jared Leto, Michael Fassbender e Charlize Theron, enquanto muitos dos premiados, muitos mesmo, agradeceram aos progenitores (ou mesmo aos filhos).

Na categoria melhor ator e melhor atriz, nada de novidades: como era de se esperar, Matthew McConaughey levou a estatueta por "Clube de compras Dallas", enquanto Cate Blanchett se consagrou por "Blue Jasmine", de Woody Allen.

— Sentem-se, vocês estão todos muito velhos para ficar de pé — brincou a atriz ao subir ao palco, para depois agradecer o prêmio, afirmando que ele "significa muito num ano de performances tão extraordinárias". — Filmes com mulheres são filmes que o público quer assistir e que dão dinheiro — completou a atriz.

Entre as atuações coadjuvantes, Jared Leto foi premiado por seu desempenho como a travesti Rayon de “Clube de Compras Dallas”, de Jean-Marc Vallée, que totalizou três vitórias, incluindo a de maquiagem. O ator, que também é conhecido no mundo musical como vocalista da banda 30 Seconds to Mars, dedicou o troféu às vítimas da Aids, doença que dizimou a vida de milhares nos anos 1980, período em que se passa o filme. E também à sua mãe, é claro.

— Ela me ensinou a sonhar — explicou Leto, durante os agradecimentos, no discurso mais emocionante da noite, que ainda teve espaço para a política. — Para todos os sonhadores ao redor do mundo, assistindo a esta noite em lugares como a Ucrânia e Venezuela, nós estamos aqui e enquanto vocês lutam para que seus sonhos aconteçam, para vencer o impossível, nós estamos pensando em vocês esta noite.

Lupita dá show de elegância
Entre as performances femininas coadjuvantes, sagrou-se vitoriosa a mexicana (criada no Quênia) Lupita Nyong’o, de “12 anos de escravidão”. A jovem estrela, que completou 31 anos no último sábado, uma das mais elegantes da noite, agradeceu o prêmio ao diretor Steve McQueen.

— Você foi o meu esteio, o meu guia — disse Lupita, emocionada. — Quando eu olho para esse troféu dourado, espero que isso lembre a todas as crianças pequenas que, não importa de onde você seja, seus sonhos são válidos.

Lançado no Festival de Cannes do ano passado, “A grande beleza”, de Paolo Sorrentino, protagonizado por Toni Servillo, rendeu à Itália o Oscar de melhor filme estrangeiro. Elogiada crítica à decadência moral da sociedade italiana contemporânea, o filme de Sorrentino, que já havia ganhado o Globo de Ouro da categoria, confirmou o favoritismo. Em seu discurso, Sorrentino dedicou a vitória a Fellini, Scorsese e Diego Maradona. O último filme italiano a faturar o prêmio da Academia foi “A vida é bela” (1997), de Roberto Benigni.

Uma das surpresas da noite foi a vitória de “A um passo do estrelato”, sobre cantoras de apoio de grandes artistas, na categoria documentário em longa-metragem. O filme de Morgan Neville bateu favoritos, que tinham temas polêmicos, como “Ato de matar”, de Joshua Oppenheimer e Christine Cynn, sobre carrascos do governo da Indonésia que reencenam torturas e execuções para a câmera.
Dentro do segmento animação, a vitória de “Frozen — Uma aventura congelante”, dos estúdios Disney, o favorito da categoria de melhor longa, foi tranquila. O filme dirigido por Chris Buck e Jennifer Lee derrotou “Os Croods”, da Fox, “Meu malvado favorito 2”, da Universal, e o francês “Ernest e Célestine”, e o japonês “Vidas ao vento”, do mestre japonês Hayao Miyazaki, as duas últimas produções de prestígio, porém de público limitado nos Estados Unidos. Entre os curtas, venceu a produção francesa “Mr. Hublot”, de Laurent Witz e Alexandre Espigares.

Homenagem a Eduardo Coutinho
No tradicional clipe em homenagem aos mortos do mercado cinematográfico, o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, membro da Academia, foi justamente lembrado. O diretor francês Alain Resnais, morto no sábado, acabou não entrando na edição final do vídeo, que lembrou ainda de James Gandolfini, mais conhecido por "Família Soprano", Philip Seymour Hoffman e Shirley Temple, entre outros.

O prêmio de melhor figurino foi para a australiana Catherine Martin, autora do guarda-roupa do filme “O grande Gatsby”, drama de época ambientado nos anos 1920, e dirigido por Baz Luhrmann, seu marido. Catherine já havia ganhado o prêmio da Academia com o musical “Moulin Rouge” (2002), também de Luhrmann. O filme também levou o prêmio de direção de arte. O Oscar de maquiagem foi para a dupla Adruitha Lee e Robin Mathews, pelo drama “Clube de Compras Dallas”.

A categoria de curta-metragem de ficção foi vencida por “Helium”, de Anders Walter e Kim Magnusson. Entre os documentários em curta-metragem, o troféu foi parar nas mãos dos produtores de “The lady in number 6”, de Malcolm Clarke, sobre a pianista Alice Herz, de 109 anos, uma das mais antigas sobreviventes do Holocausto.

Veja a lista completa de vencedores
Melhor filme: "12 Anos de escravidão", de Steve McQueen
Melhor diretor: Alfonso Cuarón - "Gravidade"
Melhor atriz: Cate Blanchett - "Blue Jasmine"
Melhor ator: Matthew McConaughey - "Clube de Compras Dallas"
Melhor ator coajuvante: Jared Leto - "Clube de compras Dallas"
Melhor atriz coadjuvante: Lupita Nyong'o - "12 anos de escravidão"
Melhor roteiro original: Spike Jonze - "Ela"
Melhor roteiro adaptado: John Ridley - "12 anos de escravidão"
Melhor animação: "Frozen - Uma aventura congelante"
Melhor filme estrangeiro: "A grande beleza", de Paolo Sorrentino
Melhor documentário: "A um passo do estrelato", de Morgan Neville
Melhor documentário em curta metragem: "The lady in number 6", Malcolm Clarke
Melhor curta-metragem: "Helium", Anders Walter
Melhor curta de animação: "Mr. Hublot", Laurent Witz e Alexandre Espigares
Melhor trilha sonora: Steven Price - "Gravidade"
Melhor canção original: "Let it go", de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, por "Frozen - uma aventura congelante"
Melhor edição de som: Glenn Freemantle - "Gravidade"
Melhor mixagem som: Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead e Chris Munro - "Gravidade"
Melhor direção de arte: Catherine Martin e Beverley Dunn - "O Grande Gatsby"
Melhor fotografia: Emmanuel Lubezki - "Gravidade"
Melhor maquiagem: Adruitha Lee e Robin Mathews - "Clube de Compras Dallas"
Melhor figurino: Catherine Martin - "O Grande Gatsby"
Melhor montagem: Alfonso Cuarón e Mark Sanger - "Gravidade"
Melhores efeitos visuais: Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk e Neil Corbould - "Gravidade".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: