quarta-feira, 9 de abril de 2014

Do livro Macunaima*: Lula sobre instalação de CPI: 'PT tem que ir pra cima'

Em entrevista a blogueiros, ex-presidente cobra explicações de André Vargas e diz que partido não pode 'pagar o pato’

Silvia Amorim – O Globo

SÃO PAULO — Com o aumento da pressão pela criação de uma CPI para investigar denúncias contra a Petrobras, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou nesta terça-feira o PT a “ir pra cima” no enfrentamento com a oposição para evitar a apuração política em ano eleitoral. A preocupação é com uma reedição do desgaste ocorrido na CPI do Mensalão.

— Espero que o PT tenha aprendido a lição — disse Lula, que também recomendou ao governo Dilma Rousseff que o legado petista na estatal seja defendido com “unhas e dentes”.

As declarações foram feitas durante mais de três horas de entrevista concedida a blogueiros numa sala reservada no Instituto Lula, em São Paulo, e transmitida pela internet. Nela, o ex-presidente falou ainda da situação do deputado licenciado André Vargas (PT-PR), suspeito de ter relações com o doleiro Alberto Youssef, preso em operação da Polícia Federal (PF). Para ele, o petista precisa dar explicações para que o “PT não pague o pato”. Vargas não quis comentar a declaração.

Lula fez questão de começar a entrevista dizendo que não será candidato à Presidência da República este ano e lamentou a candidatura do ex-aliado Eduardo Campos (PSB).

CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA
"Hoje estou começando um novo momento e eu quero dizer a vocês que não sou candidato. Eu não tenho como ir a cartório e registrar que não sou candidato, mas não sou candidato. A minha candidata é a Dilma Rousseff e se vocês puderem contribuir para acabar com essa boataria toda estarão contribuindo com o processo de democratização desse país. Acho que a Dilma tem competência e todas as condições políticas e técnicas para fazer o Brasil avançar. Ela é disparadamente a melhor pessoa para ganhar essas eleições. Eu já cumpri minha tarefa, já fiz o que tinha que fazer. Já me dou por realizado".

PROTESTOS
"A democracia que queremos não é um pacto de silêncio. A democracia é a sociedade num processo de evolução, manifestação e ação tentando conquistar cada dia mais. Não temos nunca que ficar reclamando porque a sociedade se manifestou. O que precisamos é aprender a tirar lições. Eu não vi nas manifestações nenhuma reivindicação absurda".

LEI ANTITERRORISMO
"Daí alguém ter a sábia ideia de achar que isso (protesto) é terrorismo e fazer uma lei contra quem usa máscara no país do carnaval já é impensável. Não acho que o Brasil precisa de uma lei antiterrorismo".

EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA
"Eu tenho uma belíssima relação com Eduardo Campos . Sou muito agradecido a tudo que ele contribuiu para com o meu governo. Ele deve ser muito agradecido a mim por tudo que eu contribui para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. Eu lamentei que ele tenha se afastado da base para ser candidato de oposição a Dilma. Somente ele que vai dizer por que resolveu antecipar um processo que poderia ter sido um processo natural da aliança PT e PSB. Eu sinceramente não entendo. A Marina eu entendo porque convivi com a Marina e a Dilma e vi as divergências que tinham. Mas o Eduardo eu não compreendo".

ANDRÉ VARGAS
"Acho que o André tem que explicar para a sociedade. Ele é vice-presidente de uma instituição importante, que é a Câmara dos Deputados, e acho que, quando você está num cargo desse, tem que ser exemplo. Eu espero que ele consiga convencer a sociedade e provar que não tem nada além da viagem de avião. Torço por isso porque no final quem paga o pato é o PT. Torço para que não tenha nada além de uma viagem, o que já é um erro".

PETROBRAS
"Não é a primeira vez que se tenta levantar coisas contra a Petrobras em época de eleição. Em 2009, se levantou uma CPI da Petrobras. Esse caso de Pasadena, eu aprendi a falar “Pasadina” esses dias, porque eu falava “Pasadena”, já foi para o Tribunal de Contas e Senado. Muitas pessoas que estão ansiosas para fazer a CPI são pessoas que trabalham com o enfraquecimento da Petrobras. As pessoas dizem que hoje ela vale pouco. Se ela vale R$ 98 bilhões, valia apenas R$ 15 bilhões no tempo do FHC".

UNHAS E DENTES
"Então eu acho que o governo tem que ir para a ofensiva e debater esse assunto com muita força. A gente não pode permitir que, por omissão nossa, as mentiras continuem prevalecendo. Temos que defender com unhas e dentes aquilo que nós acreditamos que seja verdadeiro".

IR PRA CIMA
"O dado concreto é que mais uma vez os interesses políticos estão fazendo com que em época de eleição, quando a oposição não tem bandeira, programa nem voto, se levante essa ideia de fazer CPI. Eu nem acho que por conta de uma CPI você tem que fazer outra. Não sou daqueles que, por conta da Petrobras, tem que investigar ... eu não sou dessa linha. Quer investigar a Petrobras? Vai. Qual o fato determinado? Acabou. Essas pessoas nunca quiseram CPI. Pega aqui em São Paulo. Nunca aconteceu nenhuma. De repente essas pessoas viraram... Então acho que nesse aspecto o PT tem que ir pra cima".

LIÇÃO DO MENSALÃO
"O PT eu espero que tenha aprendido a lição do que significou a CPI do mensalão porque essa CPI deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Se o PT tivesse feito o debate político no momento que tinha que fazer e não ficasse esperando uma solução jurídica, possivelmente a história fosse outra. Porque no fundo a imprensa construiu quase o resultado desse julgamento. O tempo vai julgar. Eu fico pensando como é possível uma CPI que começou investigando R$ 3 mil numa empresa pública que era dirigida pelo PMDB, que investigava um cara do PTB, terminou no PT? Não houve da parte do PT a sabedoria de fazer o enfrentamento político".

CANDIDATURA DE LINDBERGH FARIA
"É pra valer e irreversível. É muito difícil você pegar um jovem de 40 anos com a impetuosidade do Lindbergh no meio de um mandato, ele não tem nada a perder, só a ganhar, e dizer que não vai ser candidato. Ele acha que é o momento dele e eu acho que ele é um candidato bom, pode tomar cuidado que ele vai crescer e pode ganhar as eleições. Só espero que a disputa seja mais civilizada".

REGULAÇÃO DA MÍDIA
"Se a imprensa, nos editoriais, batesse e discordasse do governo seria ótimo. Agora, na cobertura normal que fosse um pouco mais sério, neutro. Acho que perdemos um tempo precioso em não fazer a discussão sobre marco regulatório da comunicação nesse país. Espero que em algum momento a gente retome essa discussão".

JOAQUIM BARBOSA
"Não me arrependo porque na época (em 2003) não havia o mensalão. Não o indiquei para julgar o mensalão. Eu o indiquei porque eu queria um negro no STF. O comportamento dele é de inteira responsabilidade dele. Eu acho que a Suprema Corte tem que se pronunciar nos autos do processo. Eu não posso ficar falando de você o que vou fazer com você, preciso pegar os autos e decidir. Alguns (ministros) inclusive mentiram descaradamente".

"Eu só quero que a verdade venha à tona. A história do mensalão vai ser recontada nesse país e, se eu puder, eu vou ajudar a recontá-la".

*MACUNAIMA
(ãi) ,s. m. (Bras.) || entidade da mitologia ameríndia, inicialmente tido como o Criador, Deus, o Grande Espírito e, mais tarde, no evoluir das histórias, herói astuto, maldoso, amoral, de espírito tanto inventivo como galhofeiro. [A forma macunaíma deu título a um famoso romance de Mário de Andrade e por isso está mais difundida.] F. t. caraíba

Nenhum comentário: