quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pasadena: Para líder do PPS, Dilma pode ter mentido sobre compra de refinaria

Por: Assessoria PPS

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), afirmou, nesta terça-feira, que os telegramas confidenciais da diplomacia americana obtidos pelo grupo Wikileaks têm potencial para desmontar a versão da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a compra da refinaria de Pasadena.

Ao contrário da alegação do Planalto, os documentos indicam que Dilma, na época ministra da Casa Civil, tinha pleno conhecimento do negócio e chegou a se reunir, em junto de 2006, com o secretário de Comércio do governo de George W. Bush para tratar do assunto.

O caso foi revelado nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo e mostra detalhes das tratativas entre autoridades americanas e brasileiras em torno da compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, uma negócio que trouxe um prejuízo de US$ 1,6 bilhão para a estatal.

“Um ministro de Estado não iria se reunir com um secretário de Comércio de outro país sem ter todos os detalhes em torno do negócio. E esse encontro aconteceu antes da fatídica reunião do Conselho de Administração da Petrobras que decidiu pela compra de Pasadena. Ou seja, a versão de que Dilma tinha poucos elementos e votou pela compra baseada em um resumo executivo falho se enfraquece ainda mais. Me parece que a presidente mentiu”, afirmou o líder do PPS, para quem só a instalação de uma CPI Mista da Petrobras pode esclarecer os fatos.

Nenhum comentário: