segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aécio passa madrugada em reunião para definir vice

• Com Alckmin e FH, tucano discute em Brasília vantagens e desvantagens de um paulista, nordestino ou uma mulher

Maria Lima e Martha Beck – O Globo

BRASÍLIA — Disposto a manter em segredo o nome do seu candidato a vice até os últimos minutos, o candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves (MG) só deverá formalizar o convite ao escolhido na manhã desta segunda-feira. Ele chegou a Brasília no início da noite de domingo e passará a madrugada discutindo com o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso as vantagens e desvantagens de um paulista, nordestino ou uma mulher.

O nome que todos os tucanos apostavam neste domingo era o do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira. Mas Aécio sinalizou que ainda há espaço para surpresas e todos poderiam perder a aposta. O anúncio do vice e das coligações estaduais será feito por Aécio amanhã as 11 horas, em reunião da Executiva nacional do PSDB, em Brasília.

Praticamente descartado para vice, o ex-senador Tasso Jereissatti permaneceu hoje em Fortaleza, onde discute com a família a possibilidade ainda de disputar uma vaga ao Senado, na chapa do peemedebista Eunício Oliveira, candidato a governador do Ceará. Hoje a noite os dois ainda teriam uma nova rodada de negociações. Interlocutores de Tasso dizem que ele não quer, mas poderia ceder se for convencido que é fundamental para ajudar Aécio. A maior resistência é dos filhos.

Há ainda o nome de duas mulheres: a ex-ministra Ellen Gracie e a deputada cadeirante Mara Gabrilli. O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, tentou se viabilizar para o cargo, mas não houve acordo com o seu partido, o PSD de Gilberto Kassab, que fechou apoio a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: