quarta-feira, 23 de julho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

O lugar do PMDB no palco
O vice Michel Temer reivindicou, na reunião com a presidente Dilma, protagonismo para o PMDB na propaganda eleitoral na TV. O partido, cuja meta é ampliar suas bancadas na Câmara e no Senado, quer visibilidade. E teme que o PT se aproprie do acervo do governo, construído por todos. O aliado quer saber como o ex-presidente Lula vai exercer seu direito de fazer campanha nos estados.

--------------------------
“O PMDB quer um espaço maior na campanha, saber qual a estratégia da presidente Dilma nos palanques estaduais e como será a presença do canhão Lula”
Henrique Alves, presidente da Câmara (PMDB) e candidato a governador (RN)
---------------------------

A história se repete. É jogo duro
O PSDB acusa o governo de usar a máquina em favor da presidente Dilma. A acusação se deve à revelação sobre a construção de uma pista de pouso, por R$ 14 milhões, em área desapropriada em Minas e que seria de parentes do candidato Aécio Neves. Essa também foi a linha adotada pela família Sarney no caso Lunus, em 2002. A PF encontrou R$ 1,34 milhão no cofre de empresa de Jorge Murad, marido da candidata do PFL ao Planalto, Roseana Sarney. O senador José Sarney, seu pai, acusou o governo FH de usar a PF para tirar Roseana do páreo e favorecer José Serra. Em 2010, foi Serra quem acusou o governo Lula de vazar dados fiscais do vice tucano, Eduardo Jorge.

Esperando a vez
O comando da campanha de Eduardo Campos está convencido de que, depois do tucano Aécio Neves, ele é o próximo alvo. Mas avalia que ele está preparado, com o aprendizado no caso dos precatórios, do qual foi absolvido no STF.

O charminho
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, desfila pelo país dizendo
ser um “absurdo a União Europeia não ter um acordo de livre comércio com o Brasil”. Mas quando esteve com a presidente Dilma, sexta-feira, lhe foi dito que a chanceler alemã, Angela Merkel, em jantar no Alvorada, disse que a Europa não estava preparada para um acordo.

Dor de cabeça
O site da campanha do PT ao Planalto, “Muda Mais”, está enviando mensagens para seus assinantes pedindo que eles desmintam boatos difundidos nas redes sociais de que a presidente Dilma irá confiscar poupanças e salários.

Palanque compartilhado
Depois da festa para Aécio Neves, agora será a vez de Eduardo Campos (dia 30). O candidato tucano ao governo de Santa Catarina, Paulo Bauer, fará campanha para ambos. O candidato ao Senado da chapa, Paulo Bornhausen (PSB), explica: “Estamos colando as campanhas para o segundo turno. Vamos com Aécio ou com Eduardo”.

Dois pra lá, dois pra cá
O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), reuniu-se com o ministro Ricardo Berzoini para acertar ato eleitoral dia 15 de agosto, em Brasília. A ideia é reunir 150 prefeitos e 20 deputados trabalhistas. O PTB fez coligação com o PSDB.

Bandeira branca
Colocando um ponto final nas divergências, Marina Silva (Rede) visitou ontem o candidato do PSB ao governo de Minas, Tarcísio Delgado. Ela se comprometeu a ir a Juiz de Fora no final de semana no lançamento da campanha estadual
------------------------------------
O CANDIDATO DO PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, faz gestões para levar a presidente Dilma a um ato de campanha em Campos (RJ).

Nenhum comentário: