quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasília-DF :: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Primeiro movimento
O depoimento de Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, hoje ao Conselho de Ética da Câmara tem tudo para inibir a ação dos "amigos" de André Vargas e Luiz Argôlo. No caso de Vargas, um grupo do PT preparava um voto em separado para se contrapor ao pedido de cassação de mandato apresentado pelo relator, Júlio Delgado (PSB-MG). Em tempo de eleição, ninguém está interessado em se expor para preservar o mandato do ex-secretário de comunicação do partido.

Entre os oposicionistas, espera-se ainda que seja o primeiro de uma série de audiências de Meire no Congresso, de forma a dar detalhes das operações que acompanhou. Sabe como é, o diabo mora nos detalhes.

No ataque
O senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) pretende acompanhar o depoimento de Meire hoje de olho em seus desdobramentos no Senado. Se ela citar novamente o senador Fernando Collor (PTB-AL), como fez na entrevista à revista Veja, Randolfe tentará chamar um depoimento dela na Casa.

Na defesa
Os aliados de Collor consideram difícil Meire envolver o petebista no depoimento de hoje. O senador já respondeu a essas acusações no plenário da Casa e ele não estará em questão no Conselho de Ética
da Câmara.

Discreto
O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga (foto) tem evitado palestras e seminários sobre as perspectivas do Brasil para o ano que vem e estratégias para os próximos quatro anos. Cotado para ministro da Fazenda, caso Aécio Neves seja eleito presidente, Armínio "mergulhou" para não passar a ideia de que qualquer defesa de medidas impopulares seja vista como a opinião do futuro chefe.

Escapuliu
A presidente Dilma Rousseff cancelou sua participação na abertura do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ontem à noite por problemas de voz. Mas, ao comparecer ao lançamento do site "o Brasil da Mudança", do Instituto Lula, deixou passar a ideia de que não queria ouvir as críticas quanto aos impostos pagos. No ano passado, para quem não se lembra, chefs renomados fizeram um panelaço para protestar contra a carga tributária do setor.

Apetite I/ Logo após a divulgação da carta dos prefeitos das capitais e cidades médias aos presidenciáveis nesta quinta-feira, os ministros Ricardo Berzoini (foto), das Relações Institucionais, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, almoçarão com os dirigentes da Frente Nacional dos Prefeitos. Guillherme Afif, da Microempresa, também é esperado. A avaliação do governo é a de que não é hora de deixar os prefeitos à mercê da oposição.

Apetite II/ Os integrantes do primeiro escalão do governo Dilma devem tratar do elenco de pedidos exposto no documento preparado pelos prefeitos, que cobram desoneração do transporte e mais participação da União no financiamento das políticas públicas municipais. Tudo com vistas a garantir o apoio à reeleição de Dilma.

Reunião ministerial? Quase/ O lançamento do site do Instituto Lula foi marcado às 17h, mas só começou depois das 18h. Tudo para que os ministros de Dilma pudessem comparecer sem passar a ideia de que estavam num ato político fora do expediente.

Quem esperava mamão com açúcar.../ As entrevistas dos candidatos a presidente ao Jornal Nacional foram apelidadas em 2010 de corredor polonês. Este ano, o ritmo das perguntas feitas até agora repete o estilo. Docinho mesmo só a CPMI da Petrobras. Hoje tem mais um depoimento de Nestor Cerveró. Será a quarta vez que vai ao Parlamento falar sobre a compra da refinaria de Pasadena.

Nenhum comentário: