quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

A herança de Marina Silva
Os militantes que fizeram a campanha de Marina em 2010 não creem na transferência dos seus votos (19%) para Eduardo Campos. Eles projetam que os "marineiros" da classe média devem se dividir entre Aécio Neves e Campos. Os das redes sociais podem ir para Luciana Genro e engrossar os nulos. Os das mulheres pobres e evangélicas devem, em maior proporção, ir para a presidente Dilma.

A estratégia de Aécio no Nordeste
O tucano Aécio Neves não fará um discurso terra arrasada quando for ao Nordeste. As pesquisas do partido indicam que a presidente Dilma é muito popular na região e que, de fato, houve uma transferência de renda para os nordestinos. Ele vai bater na tecla de que a presidente prometeu demais e fez de menos. Enquanto a presidente mostrará as obras em andamento, Aécio apresentará os mesmos empreendimentos em sua versão inacabada. Na lista : Transnordestina, Transposição do São Francisco, refinarias Abreu e Lima (PE), Premium I (MA) e Premium II (CE). Ele vai apostar também na segurança pública, devido ao aumento dos homicídios na região.
----------------------
"Esta campanha confirma que chegamos ao ponto máximo da degradação da ideia de partido , de coligação, de fidelidade programática e partidária!"
Chico Alencar Deputado federal (PSOL -RJ)
---------------------
Anjo da guarda
A alteração na Lei de Execução Penal que permitiu a José Genoino cumprir o resto da pena em casa por ter estudado na prisão foi proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT -DF). A mudança foi sugestão da Pastoral Carcerária.

O personagem
Nas rodas de petistas no Instituto Lula, muitas manifestações de surpresa com a postura incisiva dos apresentadores do "Jornal Nacional" (William Bonner , na foto) diante do tucano Aécio Neves. Eles preveem que também será pesada a atitude com a presidente Dilma. E que estarão presentes temas como Petrobras, inflação, mensalão e tarifas de energia.

Prende e arrebenta
Um dos jingles mais agressivos desta campanha é o do candidato do PMDB ao governo do Paraná, senador Roberto Requião. Os seus poéticos versos dizem: "Lá vem o Requião, descendo o pau na corrupção. "Tacalepau" . Dá-lhe 15. Dá-lhe pau".

Prefeitos querem mais recursos
A renegociação das dívidas de 250 municípios médios e grandes é o principal pleito da Frente Nacional de Prefeitos. A pauta da entidade será entregue amanhã aos candidatos a presidente. Esses prefeitos querem, com direito a efeito retroativo, alterar o indexador e os juros dessas dívidas. A Fazenda tem resistido nas negociações.

A dura realidade
O PSD, de Gilberto Kassab, está refazendo suas projeções para a Câmara dos Deputados. O partido previa eleger uma bancada de 65 federais. Agora, seus dirigentes avaliam que, na melhor das hipóteses, vão eleger 45 deputados e 2 senadores.

Sempre cabe mais um
A mudança no comando da Conab continua na agenda do governo. O cargo, que está com o PTB, agora virou objeto de desejo do PT . O Ministério do Desenvolvimento Agrário está trabalhando para viabilizar um dos seus para o cargo.
-----------------------
O CLIMA DA CAMPANHA. Um tucano garante: "O Aécio terá sempre um sorriso no rosto. Ele não vai aparecer com aquela cara amarrada do Serra".

Nenhum comentário: