quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PT cobra Pimentel por ausência de Dilma

• Presidente não aparece em material de campanha e no jingle do candidato do partido ao governo de MG

Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA - O presidente do PT, Rui Falcão, reclamou ontem, em reunião da Executiva Nacional do partido, de um movimento "Pimentécio" velado em Minas: dobradinha entre o candidato petista a governador, Fernando Pimentel, e o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves. Ex-governador por dois mandatos, o tucano lidera a corrida presidencial no estado com 41% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope realizada entre 26 e 28 de julho. Dilma aparece com 31%.

Segundo participantes da reunião, Falcão, que é coordenador geral da campanha presidencial, afirmou ter cobrado Pimentel pela ausência de Dilma no material de campanha distribuído pelo candidato. Ainda de acordo com o presidente do PT, o mineiro negou estar escondendo a presidente e disse que houve um erro na gráfica. Dilma também não é citada no jingle de Pimentel.

Partido não admite dissociação
Ex-ministro de Desenvolvimento Econômico do governo Dilma, Pimentel é amigo da presidente desde a juventude, quando militaram juntos contra a ditadura militar. Mas ele também já foi próximo de Aécio, a quem se aliou em 2008 para eleger Márcio Lacerda prefeito de Belo Horizonte.

Na semana passada, em reunião com coordenadores estaduais da campanha à reeleição de Dilma, Falcão já havia afirmado que não seria tolerado que candidatos locais tentassem se dissociar da presidente. Participantes do encontro afirmaram que, na ocasião, ele não fez referência a nenhum caso concreto.

- Estamos vigilantes com nossos candidatos. Não vai ter candidato nosso dissociado da presidente. O partido não vai aceitar isso - afirmou o presidente do PT, na semana passada.

A prioridade da campanha de Dilma é a região Sudeste, principalmente o eleitorado que se diz indeciso em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. A presidente participará amanhã de ato de campanha com integrantes de seis centrais sindicais na capital paulista. No dia seguinte, há previsão dela se encontrar com pastoras da Assembleia de Deus também em São Paulo. E, no sábado, a presidente participa de caminhada em Osasco com o candidato do PT a governador, Alexandre Padilha. Dilma iniciou a semana visitando uma unidade de saúde em Guarulhos, na segunda-feira. No Rio, a campanha de Dilma discute com o candidato do PR a governador, Anthony Garotinho, a ida a um restaurante popular ou a um conjunto habitacional.

Na reunião da Executiva, foi divulgado que em 24 horas de arrecadação pela internet, a campanha de Dilma conseguiu R$ 9 mil em 70 doações.

Nenhum comentário: