sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Roberto Freire comemora eleição de Ferreira Gullar para a ABL

Por: Nadja Rocha - Portal do PPS

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), destacou, nesta quinta-feira (09), a eleição do poeta Ferreira Gullar para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Gullar foi eleito por 36 dos 37 acadêmicos. O mais novo “imortal” vai ocupar a vaga do também poeta e tradutor Ivan Junqueira, que morreu este ano.

“Esta quase unanimidade que elegeu Ferreira Gullar para a Academia representa a unanimidade do povo brasileiro, que o reconhece como o nosso maior poeta vivo.”, disse Freire.

Ferreira Gullar - que é pseudônimo de José Ribamar de Oliveira - sempre se revelou uma antiacadêmico por natureza, mas, agora, aos 84 anos, foi convencido pelos amigos a se candidatar a uma vaga na ABL. Depois de eleito, o autor do “Poema Sujo” e de outros poemas memoráveis classificou a eleição de “comovente”.

Gullar foi militante do Partido Comunista Brasileiro.

Amigo pessoal do poeta, Roberto Freire disse que também fala em nome do partido. “Nós do PPS nos associamos a esta justa homenagem que engrandece ainda mais a Casa de Machado de Assis”, disse ao se referir ao fundador da Academia Brasileira de Letras.

Biografia

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. Publicou seu primeiro livro, "Um pouco acima do chão", aos 19 anos de idade. Dentre suas principais obras, estão, além de “Poema Sujo” (1976), "A luta corporal" (1954), "Dentro da noite veloz" (1975) e "Na vertigem do dia" (1980).

Nenhum comentário: