sábado, 21 de março de 2015

De Temer a Sarney, mas longe de petistas

• PMDB no topo da lista de convidados do aniversário de 70 anos de Marta

Juliana Granjeia – O Globo

SÃO PAULO - A senadora Marta Suplicy (PT-SP) festejou ontem seus 70 anos do "lado de lá" do governo. No luxuoso apartamento em que mora com o marido, Marcio Toledo, a senadora recebeu caciques do PMDB e do PSB. O vice-presidente da República, Michel Temer, chegou acompanhado da mulher, Marcela, e logo encontrou o ex-presidente José Sarney, além do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. Toledo é filiado ao PMDB e colocou sua empresa de investimentos para tratar de cada detalhe da festa. Ele mesmo disparou telefonemas para os convidados, entre eles o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que declinou do convite. Os tucanos ainda hesitam em se aproximar da petista.

Também estavam presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que deve decidir sobre o futuro do financiamento privado de campanhas, e o empresário Naji Nahas, envolvido em escândalos como a Operação Satiagraha. Tereza Collor, ex-cunhada do ex-presidente Fernando Collor e amiga de Marta, também compareceu, assim como Eleonora Mendes Caldeira e seu marido, o empresário Ivo Rosset. Não havia na festa os antigos companheiros da senadora, como o ex-presidente Lula, o único do partido e do governo que tem escapado de suas ferozes críticas. Ali, a pessoa mais próxima da presidente Dilma Rousseff era o cabeleireiro Celso Kamura, que foi apresentado a Dilma pela própria senadora.

PSB na lista
Cada vez mais longe do PT, Marta convidou a alta cúpula do PSB para festejar o aniversário, como o presidente do partido, Carlos Siqueira, o vice-governador Marcio França, que tem articulado o ingresso de Marta no partido, e o senador Fernando Bezerra, ex-ministro de Dilma. Na lista de ex-ministros ligados ao PT estava também Roberto Rodrigues. Apesar de dizer que tinha uma agenda fora da capital, Alckmin tentou evitar algum constrangimento, segundo seus interlocutores, caso a senadora decidisse anunciar ali mesmo sua intenção de concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PSB. A aniversariante convidou apenas três petistas para a festa, os senadores Gleisi Hoffmann (PR), Delcídio Amaral (MS) e Walter Pinheiro (BA). Somente Delcídio havia chegado à comemoração até às 23h de ontem.

Nenhum comentário: