sábado, 28 de março de 2015

Oposição critica governo Dilma por resultado do PIB

• Para líder do DEM, metodologia usada para calcular crescimento é duvidosa e, por isso, resultado poderia ser ainda pior

- O Globo

BRASÍLIA - Por meio de nota, a oposição criticou o resultado de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2014, divulgado nesta sexta -feira. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, afirmou que o crescimento é duvidoso devido as modificações feitas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na metodologia do cálculo para o PIB.

— Sabemos do aparelhamento político do PT em órgãos públicos de estatística e controle, o que coloca uma interrogação sobre esse novo método. A crise de credibilidade do governo é muito grande para não colocar essa mudança sob suspeita — afirmou o senador.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também criticou o resultado do PIB em sua página nas redes sociais. O parlamentar classificou como medíocre o crescimento da economia. Além de alegar que as perspectivas de inflação e recessão são ruins para os próximos três anos, Aécio afirmou ainda que a política econômica do governo está fracassada:

— Trata-se do retrato do fracasso de um experimento em que o Brasil foi feito de laboratório e os brasileiros, transformados em cobaias.

Para o Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o resultado é um atestado da incompetência do governo Dilma. O líder ressaltou que a crise poderá se agravar ainda mais, já que o próprio Banco Central estima para este ano uma retração de 0,5% na economia.

— Esse resultado medíocre da economia comprova a incompetência do governo Dilma em conduzir o país. Temos hoje um cenário extremamente preocupante, com a economia estagnada, caminhando para uma recessão, com inflação alta e persistente. O resultado dessa combinação é desastroso para os brasileiros, que já sofrem com perda de renda e de empregos, e compromete o futuro do país.

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, afirmou que a crise econômica é resultado da “gastança” irresponsável e da má gestão do PT:

— O fracasso na economia e a corrupção desenfreada já são os maiores legados do governo Dilma. A recessão de 2014 é um claro indicativo do cenário de queda para 2015 e 2016 e fará com que a administração petista alcance a pior média de crescimento das últimas décadas — disse Bueno.

Nenhum comentário: