sábado, 4 de junho de 2016

Esquerda no Rio: juntos apenas em eventual 2º turno

• Freixo, Molon e Jandira fecham acordo de apoio mútuo para a prefeitura; candidatura do PCdoB terá aliança com PT

Fernanda Krakovics - O Globo

Pré-candidatos à prefeitura do Rio no campo da esquerda, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e os deputados federais Alessandro Molon (Rede) e Jandira Feghali (PCdoB) fecharam ontem um acordo de apoio mútuo em eventual segundo turno nas eleições municipais deste ano. Apesar de disputarem o mesmo eleitorado, eles disseram não cogitar a união em uma mesma chapa.

— As três candidaturas são legítimas. Há uma unidade construída, de diálogo, mas não em uma chapa única. Nós não éramos uma coisa só e nos dividimos. Pelo contrário, somos coisas diferentes, com caminhos próprios, e estamos nos organizando em uma pauta e em um debate permanente sobre a cidade — afirmou Freixo, descartando a possibilidade de uma chapa única.


Os três disseram estar confiantes de que um deles chegará ao segundo turno. Até o momento, a disputa tem oito pré-candidatos.

— Está explícito, absolutamente claro, nossa unidade no segundo turno das eleições do Rio, o que não é pouca coisa. Teremos uma relação fraterna e de altíssimo nível (no primeiro turno) nas redes sociais e na rua — afirmou Jandira, após reunião de quase três horas, da qual também participou o presidente do diretório regional do PT, Washington Quaquá, que é prefeito de Maricá.

O plano inicial do PT e do PCdoB era apoiar a pré-candidatura do secretário municipal de Governo do Rio, Pedro Paulo (PMDB). O desembarque ocorreu depois que o peemedebista reassumiu seu mandato de deputado federal para votar a favor do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, seguindo orientação do diretório regional do PMDB. Os comandos do PT e do PCdoB decidiram então lançar a pré-candidatura de Jandira.

Nenhum comentário: