terça-feira, 25 de abril de 2017

Petistas consideram críticas necessárias para mudanças no partido

Fundador do partido diz que benevolência com Lula é ruim para o PT

Cristiane Jungblut | O Globo

-BRASÍLIA- As manifestações do teólogo Leonardo Boff refletem insatisfações de outros intelectuais da esquerda, de expetistas e até de petistas mais críticos com os acontecimentos que afetaram a sigla. O senador Paulo Paim (PT-RS) acredita que as críticas ajudam o partido a refletir sobre a necessidade de mudanças e discorda do que chama de “parafernália” daqueles que se melindram com as análises. Ele disse que está no partido há mais de 30 anos e que o PT deve fazer uma autocrítica dos erros cometidos.

— Achamos que o PT deveria, de fato, fazer uma autocrítica. Tenho pautado minha atuação no Congresso com uma certa rebeldia. Eu e outros senadores queremos uma avaliação — disse Paim.

Para o senador petista, esses ataques ajudam o partido a discutir as questões:
—E, a partir daí, desses erros, podemos discutir e ajudar a consertar os erros, a fim de buscar um acerto.

Fundador do PT e seis vezes deputado federal pelo partido, do qual está afastado há anos, Paulo Delgado disse que é preciso que Lula e o PT entendam que todos tiveram participação nos malfeitos. Para ele, não é correto retirar a responsabilidade dos ombros de Lula, como teria feito Boff ao dizer que não compartilhava da crítica a Lula feita pela jornalista do El País, cujo artigo o teólogo publicou em seu blog.

— Ninguém ajuda o Lula e o PT querendo mantê-los no hit parade dos perseguidos. O PT teve responsabilidade de governo. Qualquer benevolência sobre o comportamento do Lula o impede de entender o que ocorreu. Nos anos 90, Lula consideraria Sérgio Moro um petista — disse Paulo Delgado, completando: — E se a LavaJato tivesse começado pelo PSDB, o PT teria apoiado a operação.

O líder da minoria no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), também considera natural haver críticas ao PT dentro e fora do partido.

— É normal. Mesmo que Boff reafirmasse as críticas, ninguém tem obrigação de concordar com tudo o que o PT ou o Lula façam. Não é correto impedir que os outros tenham uma posição crítica ao PT ou a Lula, isso faz parte da política. Tem gente dentro do PT que tem posição mais crítica do que ele (Boff ) mesmo — disse Humberto Costa.

SEM BENEVOLÊNCIA
Alguns petistas, no entanto, minimizaram a atitude de Boff de publicar em seu blog o texto corroborando críticas ao PT. No discurso, integrantes do PT preferiram não bater em Boff e salientar seu recuo.

— O que vale é o que ele escreveu, dizendo que não compactuava com as críticas dela a Lula. O que vale é a palavra final dele — disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), ressaltou que Boff já de desculpou.

— Ele já declarou que está em desacordo com as críticas a Lula. Até soltou nota. Caso encerrado — disse Carlos Zarattini.

Nenhum comentário: