sexta-feira, 28 de julho de 2017

Novo ministro da Cultura quer priorizar reabertura do Canecão

Sá Leitão diz que discutirá hoje com prefeito do Rio planos para a casa de shows

Ricardo Rigel, O Globo

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou ontem que uma das suas principais prioridades para a cidade do Rio é a reabertura da casa de shows Canecão, em Botafogo. Palco de grandes espetáculos por quatro décadas, o lugar está fechado há quase sete anos e, depois de muitas promessas de reformas por parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — que é a responsável pelo empreendimento —, a falta de recursos fez com que o espaço e todo o seu mobiliário fossem abandonados.

— Vou procurar unir todos os esforços para conseguirmos reabrir esse espaço que foi, por anos, uma das casas de shows mais importantes da cidade. Hoje, ela está sob a responsabilidade da UFRJ. Mas, por algum motivo, até o momento, depois de quase sete anos fechada, ainda não foi revitalizada. Sempre passei em frente ao Canecão e me sentia muito triste de ver a degradação desta casa que já abrigou shows de grandes artistas dos cenários nacional e internacional — disse Sá Leitão.

Ainda de acordo com o ministro, nas próximas semanas, ele vai se reunir com o reitor da UFRJ, Roberto Leher, para traçar um plano de reabertura do Canecão.

— Ainda precisamos definir qual será o modelo de administração que deverá ser utilizado na casa de shows, mas o que não podemos deixar é que ela fique fechada. Isso tudo será discutido com o ministro Mendonça Filho (Educação). Tenho certeza de que ele terá boa vontade em nos ajudar a fazer com que o Canecão volte a brilhar — afirmou o ministro.

Sá Leitão também adiantou que, hoje, fará uma reunião com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, para discutir estratégias de investimento nas áreas de cultura e turismo:

— O Rio é uma cidade com uma grande estrutura para o fomento da cultura.

Há três dias no cargo, Sá Leitão, que já foi secretário de Cultura na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes e também já atuou como diretor da Agencia Nacional de Cinema (Ancine), é um antigo defensor da reabertura da casa de shows. Em novembro do ano passado, ele chegou a criar uma página no Facebook intitulada “Volta, Canecão”. O espaço virtual teve a última postagem no dia 15 de maio.

ALVO DE BRIGA JUDICIAL
Em uma das postagens da página, ele comemorava que o movimento pela reabertura do espaço já havia conquistado dois mil seguidores. Sá Leitão reafirmava a defesa da causa:“É preciso ampliar ainda mais, para que a UFRJ tome as providências necessárias. Concessão, parceria, privatização... Não importa. A questão central é reformar e reabrir o Canecão, um espaço fundamental para a cena cultural carioca!”. Inaugurada, em 1967, pelo empresário Mario Priolli, a casa funcionou até o dia 15 de outubro de 2010, mas fechou as portas depois de uma grande briga judicial com a UFRJ. No ano passado, em entrevista ao GLOBO, o reitor da universidade garantiu que o espaço seria reaberto por meio de uma parceria público-privada. Roberto Leher chegou a dizer que pediria, através de incentivos fiscais, a participação de empresários comprometidos com a cultura do estado interessados em investir no local.

Na ocasião, Leher disse que profissionais da Escola de Belas Artes e arquitetos da UFRJ trabalhavam em um novo projeto para o Canecão. A proposta era criar um prédio multiúso, com mobiliário e palcos móveis, que permitissem a realização de diferentes tipos de eventos. A reportagem procurou o reitor da UFRJ para comentar as declarações do ministro, mas a assessoria da universidade informou que ele está de férias e que não poderia responder.

Nenhum comentário: