terça-feira, 18 de dezembro de 2018

FHC fala em fim de ciclo iniciado em 1988

Por Malu Delgado | Valor Econômico

SÃO PAULO - O próximo governo assumirá o comando do país após o fim de um ciclo iniciado com a Constituição de 1988 e a grande interrogação, segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é se o presidente eleito, Jair Bolsonaro, terá condições de iniciar uma nova fase da política brasileira. "Vou dizer com toda sinceridade a minha expectativa: acho que o governo vai terminar um ciclo. Esse ciclo já estava morrendo, precisa morrer. Não sei se ele será capaz de criar outro. Tenho uma interrogação. Não estou dizendo que ele não vai ser capaz. Eu não sei ele vai ser capaz de criar outro", afirmou FHC.

O ex-presidente participou ontem à noite do evento de lançamento do livro "Legado para a Juventude Brasileira", de sua autoria em conjunto com a educadora Daniela De Rogatis. O livro é fruto de um projeto de formação de lideranças jovens empreendedoras, iniciado em 2013. Foram cinco anos de pesquisas, reflexão e formação.

Fernando Henrique fez questão de enfatizar que não votou em Bolsonaro - "também não votei no PT" -, mas afirmou que se recusa a fazer prejulgamentos de um governo que nem começou. "Eu quero ver primeiro para depois julgar." O tucano ponderou que, quando era presidente, a coisa que mais lhe irritava era quando assistia aos julgamentos de suas intenções na Presidência. "Não sou juiz, nem sou policial."

Apesar da moderação do discurso, FHC sinalizou sua preocupação com a falta de experiência do eleito e de sua equipe. "A preocupação maior que eu tenho, que não é uma preocupação absoluta, é que as pessoas têm que ter uma certa experiência para poder funcionar."

Nenhum comentário: