quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Onyx busca acerto com Bebianno para poupar Bolsonaro

O chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ao presidente Bolso na roque vai procurar Gustavo Bebianno em busca de paz, em conversa ouvida em telefonema acidental a repórter do GLOBO. Onyx garantiu que Bebianno não mais fará declarações sobre a polêmica em torno do diálogo entre ele e Bolsonaro no WhatsApp.

Onyx atua para Bebianno preservar Bolsonaro

Presidente é informado que ex-ministro não dará ‘mais nenhuma palavra’, em conversa ouvida após telefonema acidental

Robson Bonin | O Globo

BRASÍLIA - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , buscou negociar uma espécie de armistício com o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno para poupar o presidente Jair Bolsonaro. Aliado de primeira hora de Bolsonaro, o ex-auxiliar foi exonerado na segunda feira, depois deter se envolvido em uma guerra de versões sobre conversas com o presidente, alimentada pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Bolsonaro e desafeto declarado de Bebianno.

Ontem, em uma conversa com Onyx, por volta de 16h50, o presidente mostrou-se preocupado com o fato de ainda ser representado em processos judiciais por Bebianno, que é advogado de formação. Onyx disse a Bolsonaro que teria um encontro reservado com Bebianno, possivelmente hoje, e prometeu “acertar” a questão. A conversa foi ouvida a partir de um telefonema, aparentemente acidental, do ministro da Casa Civil para um jornalista do GLOBO, enquanto estava reunido com o presidente.

— Você vai conversar com ele sobre as ações? — pergunta Bolsonaro.

Onyx confirma que abordará o assunto na conversa.

—Se ele (Bebianno) me cobrar individualmente o mínimo, eu to f... Tem que vender uma casa minha para poder pagar —disse Bolsonaro.

Onyx também informou ao presidente sobre contatos que teve com o ex-ministro, por meio de intermediários, após o jornal “Folha de em conversa com Onyx Lorenzoni, sobre o pagamento de honorários advocatícios a Bebbiano por serviços prestados pelo ex-ministro, demitido na última segunda-feira S.Paulo” publicar ontem uma nota sobre a suposta intenção de Bebianno de reunir documentos para contar histórias sobre a campanha e o período de governo.

“ACABOU TUDO”
Sobre a potencial ameaça, Onyx diz ao presidente que Bebianno teria “dado a palavra” de que não faria mais declarações sobre a polêmica envolvendo Carlos Bolsonaro e a troca de mensagens dele com o presidente.

—A Folha deu uma nota e o Antagonista acabou de reproduzir. Ele (Bebianno) acabou de ligar e pediu para tirar. Que é o seguinte… Que ele estava preparando documentos e não sei o quê para atacar. Ele disse ao Jorge (possivelmente Jorge Oliveira, subchefe de Assuntos Jurídicos): ‘o que eu tinha para fazer, eu fiz ontem (anteontem).Eu não dou mais nenhuma palavra, acabou tudo ontem (anteontem). Eu tô te dando a minha palavra. Ok?’ Então, agora, no fim da tarde, para tu saber, eu vou lá dar uma conversada com ele.

O site O Antagonista havia, de fato, replicado a notícia do jornal. Como Bebianno teria relatado a Onyx, o site retirou o conteúdo do ar. “O Antagonista replicou uma nota da Folha no seu clipping diário. Gustavo Bebianno entrou em contato para dizer que a nota não era verdadeira. Verificamos que a notícia não tinha fundamento e a retiramos do ar, como faz qualquer publicação séria em situação semelhante”, disse o site, em nota.

O GLOBO procurou o presidente e Onyx. O ministro informou que não poderia falar no momento. Bolsonaro não respondeu. Já Bebianno afirmou que Bolsonaro não tem dívidas com ele por causa dos serviços advocatícios. “O trabalho foi feito por acreditar na causa, Ele não deve nada pra mim e nem para os advogados que engajei”, disse o exministro, em mensagem. (Colaborou Jussara Soares)

Nenhum comentário: