Em vídeo, grupo questiona ausência de medidas práticas e pede liberação do Fundo Nacional da Cultura
- O Globo
RIO - Foi divulgado nesta sexta-feira (17) um vídeo, com participação de cerca de 20 artistas, em que Regina Duarte, secretária especial da Cultura, é questionada sobre ações práticas para enfrentar a crise do setor, agravada pela causa da pandemia do novo coronavírus. Entre as cobranças, está a liberação do Fundo Nacional da Cultura (FNC), principal mecanismo governamental de apoio direto a projetos artísticos do país.
Na gravação, promovida pelo grupos Artigo 5º e ATAC (Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade), aparecem nomes como o ator Renato Borghi, os diretores Elias Andreato e Ruy Cortez, e o jornalista Celso Curi.
"Cadê Regina? Cadê Regina Duarte? Acorda, Regina! Cadê o Fundo Nacional da Cultura? Alguém por aí viu a Regina? Ninguém sabe, ninguém, viu!", repetem os artistas durante o vídeo, que em determinados momentos tem a marcha fúnebre como trilha sonora.
Heber Trigueiro: os desafios que o novo secretário do Audiovisual terá pela frente
"No mundo todo a cultura é responsável por 6% da economia, gerando cerca de 30 milhões de empregos por ano. Em função do isolamento, os artistas também ficaram sem fontes de renda para sustentar suas famílias e precisam urgentemente de apoio do governo. Verba para isso existe. Queremos saber da secretária especial da Cultura, Regina Duarte, o que ela está esperando para agir", questiona o grupo, ao final do vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário