domingo, 12 de julho de 2020

Bernardo Mello Franco - Sirkis, uma espécie rara

- O Globo

Devoto da causa ambiental, Sirkis era uma figura rara na política. O Rio deve a ele a preservação da Prainha, o retorno do verde nas e 160 km de ciclovia

Alfredo Sirkis era uma espécie rara na política brasileira. Idealista, devoto da causa ambiental, cultivava um espírito brancaleônico. Em 1998, depois de perder uma eleição para vereador, resolveu concorrer ao Planalto pelo PV. Teve apenas 0,3% dos votos, mas se divertia ao lembrar as trapalhadas da campanha.

No Recife, o presidenciável se meteu numa barqueata ecológica. No meio do trajeto, o motor pifou e o deixou à deriva. Ele resolveu voltar a nado. Ao chegar à Praia de Boa Viagem, percebeu que os banhistas o olhavam fixamente. “Estão me reconhecendo”, empolgou-se. Logo caiu na real: uma placa proibia o mergulho e alertava para a presença de tubarões.

No ano seguinte, Sirkis se envolveu em outra enrascada marítima. Para defender um transporte menos poluente, organizou uma viagem de catamarã da Praça XV à Barra. O passeio atraiu artistas, empresários e socialites. Mas o mar estava agitado, e a maioria dos VIPs passou mal a bordo. Um mico aquático.

A irreverência sempre marcou a atuação política de Sirkis. Na primeira campanha, em 1988, ele surgiu no horário eleitoral como se estivesse no “TV Pirata”. Enterrou-se na areia para denunciar a sujeira na praia e entrou num bueiro para pedir atenção ao saneamento. O carioca achou graça, e ele se tornou o vereador mais votado do Rio.

Na Câmara e na prefeitura, onde foi secretário de Cesar Maia, o ambientalista provou que suas ideias podiam melhorar a cidade. Ele ajudou a salvar a Prainha da especulação imobiliária, reflorestou encostas e abriu 160 quilômetros de ciclovias — antes que isso virasse moda em outras metrópoles brasileiras.

Em 2010, Sirkis coordenou a campanha de Marina Silva e se elegeu deputado federal. Depois rompeu com o PV, cansou dos marineiros e desistiu de disputar a reeleição. Numa visita recente ao Congresso, garantiu que não sentia falta da vida parlamentar. “Ecologia é a minha cachaça”, explicaria mais tarde a Gilberto Gil, que estava entre os VIPs do passeio frustrado em alto-mar.

Até o ano passado, ele coordenou o Fórum Brasileiro de Mudança Climática — cargo não remunerado, ele fazia questão de dizer. Foi exonerado por Jair Bolsonaro, um presidente que estimula o desmatamento e queima o filme do Brasil no exterior.

Antes disso tudo, Sirkis pegou em armas contra a ditadura, escapou do golpe no Chile, foi estivador na Suécia e jornalista na França e em Portugal. Anistiado, escreveu “Os Carbonários”, best-seller sobre a guerrilha premiado com o Jabuti em 1981.

Nos últimos dias, o ambientalista estava animado com o lançamento de seu décimo livro, “Descarbonário”. A obra discute a emergência climática e afirma que Bolsonaro “desmantelou trinta anos de construção ambiental da democracia brasileira”. O autor descreve o presidente como “um governante intolerante, desumano e desprovido de decoro”, que escancarou as porteiras da Amazônia para grileiros, garimpeiros ilegais e invasores de terras indígenas.

Prestes a fazer 70 anos, Sirkis se dizia convertido ao “centro radical”, mas não deixava o combate. Sua morte inesperada, em acidente na sexta-feira, cala uma voz importante na defesa de causas que o governo tenta sufocar.

Nenhum comentário: