segunda-feira, 13 de julho de 2020

Cacá Diegues - Histórias de nossa história

- O Globo

Eles simplesmente não sabem governar

Como no futebol, a democracia é uma caixinha de surpresas. Por mais que a gente celebre o regime democrático, nem sempre estamos satisfeitos com o que ele nos entrega. Nem sempre o que é parido em seu ventre é aquilo que pensamos ser o melhor para a nação e para nós mesmos. Há sempre um sincero limite naquilo que achamos pelo menos razoável para continuarmos a viver em paz numa dita democracia, quando somos surpreendidos pelos resultados desagradáveis de uma eleição indiscutível. Em 2018, foi mais ou menos essa a natureza de nossa angústia: como contestar um resultado eleitoral legítimo, que não correspondia, nem um pouco, ao mínimo do que esperávamos para o futuro da nação? Mesmo que simplesmente enquanto democracia.

A decepção pode vir de uma traição à nossa esperança. Como em 1961, quando o Brasil elegeu Jânio Quadros seu presidente da República. Jânio era a síntese do que acreditávamos que a nação podia ser e tinha que ser inevitavelmente. Uma democracia inteligente e moderna, acima dos interesses geocêntricos da Guerra Fria, com a economia voltada para um desenvolvimento com integridade, liberdade e a igualdade possível. Apoiado à esquerda e à direita, Jânio confirmava nosso sonho de liderança e independência, a consequência mais feliz de uma democracia adolescente de 15 anos, conquistada depois de uma Guerra Mundial e da longa ditadura de Getúlio Vargas.

Pois o governo Jânio Quadros não chegou a completar sete meses, encerrado com sua manobra de renúncia que não passava de pobre tentativa de golpe de estado, atribuída por ele a “forças ocultas”. Foi a renúncia de Jânio e a luta política pela posse de seu vice-presidente legal, João Goulart, que deu origem à articulação militar que desembocou em 1964 e em 21 anos de ditadura. Não posso entender como, nas últimas eleições, brasileiros que viveram os anos sombrios desse período estivessem escolhendo e levando seus filhos a escolher alguém que defendia a ditadura, a tortura e os torturadores, declarando que para o Brasil dar certo era preciso matar uns 30 mil, que eludia ou mentia descaradamente em comícios e na televisão.

Acredito que grande parte do movimento da Covid 19 é uma espécie de acerto de contas da Natureza com a Humanidade, um chega pra lá do que não é humano, para que nós, os seres humanos, aprendamos de uma vez que não somos donos do planeta, nem seus únicos hóspedes. Não sei dizer exatamente como, mas para mim é claro que a ascensão pelo mundo afora desse populismo autoritário e mentiroso, comandado por líderes perversos e inescrupulosos, inaugurado e estimulado pelo exemplo tenebroso do atual presidente dos Estados Unidos, é também um alarme à nossa inconsciência e à nossa incompetência política universal.

É preciso encerrar o eventual castigo com remissão. O populismo sabe ganhar eleição, mentindo para, uma vez no poder, destruir a democracia, fazer desmoronar o sentido de liberdade para construir um iliberalismo (com I) sobre sua carcaça. A nossa vantagem é que a habilidade em redes sociais e ilusões que nos são vendidas na campanha não serve para governar. Eles simplesmente não sabem governar. E não sabem governar porque jamais se interessaram por mais de um, sendo esse um eles mesmos. Para eles, o outro não existe. E só se tem um projeto político, só se governa para o outro. Ou não se tem o que governar.

Os que votaram apressados em 2018 por falta de alternativa sabem que seu voto não foi um crime. Numa democracia, quando exercida com correção, não há crime, nem pena, por uma opção livre. Mas outros valores igualmente democráticos estão nos defendendo dos absurdos que surgem no horizonte, a nos ameaçar. Hoje, a democracia brasileira está, mais do que nunca, vivendo de razões de Justiça pública ou privada. Há sempre uma razão moral e legal, cada vez que surge uma novidade política que preste ou não.

O Superior Tribunal de Justiça de um candidato a ministro do Supremo mandou soltar Fabrício Queiroz e parar de procurar sua mulher foragida. Mas o Supremo Tribunal Federal, por sua vez, enviou à Procuradoria-Geral da República um pedido de inquérito contra Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente e da boiada por baixo da lei. A própria iniciativa privada nos protege do mal, quando o Facebook derruba páginas de ódio e investiga Tercio Tomaz, enquanto o WhatsApp suspende as contas do PT por estarem operando de forma automatizada.

E tem ainda o exemplar caso do casal da Barra da Tijuca, Leonardo e Nívea, que, numa noitada de flexibilização, mandou um “sabe com que está falando?” pra cima de um fiscal que chamou o rapaz de “cidadão”. Vejam só, a perversão política chegou, entre nós, ao ponto de fazer um casal, com curso superior, não saber mais o que significa cidadão.

Nenhum comentário: