quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bela Megale - Partidos que buscam alternativa entre Lula e Bolsonaro

- O Globo

Representantes de sete partidos que se reuniram nesta quarta-feira, em Brasília, para discutir uma alternativa entre Lula e Bolsonaro na próxima eleição, se comprometeram em organizar uma agenda nacional que reúna pré-candidatos do grupo. Nesta lista estão nomes como o do ex-ministro Luís Henrique Mandetta (DEM-MS), do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), do governador Eduardo Leite (PSDB-RS), entre outros.

A ideia é realizar atividades conjuntas pelo Brasil, com o objetivo de iniciar a construção de um espaço alternativo à polarização e viabilizar uma opção da chamada terceira via em 2022.

Presidentes de PSDB, DEM, PV, Cidadania e Podemos participaram do encontro de ontem, além de representantes do Cidadania e MDB. PDT, PSL e Novo se comprometeram em estarem presentes no próximo encontro.

A avaliação dos dirigentes é que uma agenda conjunta é essencial para que o eleitor acredite que, na prática, há outros caminhos além de Lula e Bolsonaro. O formato dessas agendas ainda não foi definido, mas a proposta é mostrar pontos de convergência entre as siglas. As legendas não formaram o compromisso de ter um candidato comum, mas avaliam que o nome pode sair dessa iniciativa.

No próximo encontro, marcado para julho, os partidos vão definir essa proposta de agenda. Foi decidido que as conversas acontecerão mensalmente, em Brasília.

Nenhum comentário: