quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bruno Boghossian – Especulação eleitoral

- Folha de S. Paulo

Saída de Huck obriga entusiastas da terceira via a cair na real

Luciano Huck já tinha dado todos os sinais de que não seria candidato a presidente. Sua saída da corrida eleitoral não pegou de surpresa os operadores do tal centro político, mas vai obrigar esse grupo a aceitar algumas verdades sobre o cenário da eleição de 2022.

O fato de o nome do apresentador ter circulado como opção por tanto tempo mostra que as elites partidárias ainda não traçaram um caminho para fabricar uma terceira via para a corrida presidencial. Esses políticos insistem que há espaço entre Lula e Jair Bolsonaro, mas não apresentam nomes com potencial para superar pelo menos um dos dois.

Huck procurava brecha numa arena eleitoral dominada por dois nomes já conhecidos do eleitor. Dirigentes dos partidos de centro-direita e centro-esquerda contavam com a exposição do apresentador na TV para chegar à corrida com um nome que fosse popular o suficiente, mas também parecesse uma novidade.

O investimento nessa candidatura partia de um cálculo sobre o potencial eleitorado da terceira via. Entusiastas acreditavam que Huck teria votos na direita (com um plano liberal e acenos ao empreendedorismo) e na esquerda (com uma plataforma de justiça social). Na última pesquisa do Datafolha, o apresentador teve 4% no primeiro turno —o que sugere que a conta não fechava.

Os principais remanescentes são Ciro Gomes (PDT), que busca um discurso de oposição aos dois protagonistas, e João Doria (PSDB), que gostaria de ser uma alternativa de direita ao atual presidente. O desempenho fraco deles e de outros candidatos que reivindicam a vaga reforça a impressão de que o território já está ocupado por Lula e Bolsonaro.

O consórcio de centro parece negociar a propriedade de um espaço que não existe ou que não é grande o suficiente para abrir caminho para o segundo turno. Ao tratar Huck, Doria, Ciro, Luiz Henrique Mandetta, Sergio Moro e João Amoêdo como apostas intercambiáveis, esse grupo mostrou que a terceira via é só um objeto de especulação eleitoral.

Nenhum comentário: