sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Hélio Schwartsman - O nó górdio do TSE

Folha de S. Paulo

Grilagem do bicentenário por Bolsonaro põe TSE em encrenca

Como previsto, Bolsonaro transformou as comemorações do bicentenário em comício eleitoral. Nunca entendi o fascínio humano por números redondos. Não vejo por que 200 anos mereçam celebração mais vistosa que 193 anos, por exemplo. Eu particularmente prefiro números primos a redondos. O fato, porém, é que Bolsonaro não só grilou a data cívica como também pôs a estrutura do Estado, Forças Armadas incluídas, a serviço de sua candidatura. Como previsto, partidos representaram contra ele, e o TSE vai ter de decidir.

Quando nos deparamos com um problema aparentemente insolúvel, dizemos que temos um nó górdio a desatar. É referência a uma lenda grega. Os frígios haviam ficado sem rei, e um oráculo determinara que a próxima pessoa a entrar na cidade de Telmesso num carro de boi deveria ser coroada. A distinção coube a um camponês de nome Górdio. Para celebrar a conquista do pai, seu filho Midas (sim, aquele do ouro) mandou erguer a carroça, que ficava presa por um nó inextrincável. É o famoso nó górdio.

O problema diante do TSE é difícil. A manipulação de Bolsonaro foi tão acintosa, que, se a corte não fizer nada agora, não terá moral para condenar mais ninguém por abuso de poder político. E, se os magistrados decidirem punir o presidente na real extensão de seus desmandos, isto é, com a cassação da chapa, criarão uma crise. Não é trivial tirar o segundo colocado nas pesquisas que, por acaso, também é o presidente. Fazê-lo não só privaria o país de uma definição eleitoral para o embate político como daria a Bolsonaro a narrativa de que é perseguido por juízes parciais.

A história do nó górdio continua. Havia uma profecia que dizia que quem quer que conseguisse desatar o nó se tornaria o soberano da Ásia. Alexandre, o Grande, passou pela capital frígia, fitou o nó, desembainhou a espada e o golpeou, desfazendo-o. Quem dera houvesse uma solução assim certeira para o TSE.

 

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro jornalista você também deve ter chorado muito com as imagens do sete de Setembro em que milhões e milhões de brasileiros de verde amarelo foram às ruas festejar a liberdade e declarar apoio ao Bolsonaro.
O Instituto futura de pesquisa já mostra Bolsonaro a frente com 41,8% enquanto Lula 35. 7%
Daqui pra frente o barco vai afundar rápido, e eu estou aguardando ansioso pra ver qual a narrativa que vocês vão dar para justificar tamanhos erros de projeção e expectativa para o Lula
Você jornalista esquerdista falando numa lâmina pra cortar o nó gótico? Propõe uma solução radical e violenta?
Os ministros covardes do ST F sabem que não podem atropelar e cancelar a candidatura do presidente.
Eles vão ficar quietinhos, porque sabem das consequências de cometerem um ato insano como esse nas vésperas das eleições.
Preparem seus corações, presidente reeleito!

Anônimo disse...

Infelizmente, o fanático bolsonarista acima não entendeu o que o colunista escreveu. Mais preocupado em espalhar suas mentiras e "narrativas", o papagaio bolsonarista não informou corretamente a empresa que fez a pesquisa que ele citou: FUTURA INTELIGÊNCIA! Já tinham ouvido falar dela? Pois é, é como a promessa do genocida para a décima ou vigésima geração da sua família. Por enquanto, o que temos é um presidente cuja massa cerebral fede cada vez que ele discursa!

Anônimo disse...

Pode xingar, esbravejar, sapatear, pirar o cabeção , como um Fanático da Seita Negra, mas a partir de agora vocês vão ver que o barco dos Petralhas está afundando rápido e o que o rato Lula vai ficar sozinho que o resto dos ratos vão fugir tudo, para longe do maior ladrão do Brasil de todos os tempos
Presidente reeleito

Anônimo disse...

Bolsonaro conseguiu um feito inédito, colocou milhões e milhões de pessoas em todo território nacional em um único dia, festejando a liberdade e declarando voto para sua reeleição
Foi emocionante, presenciamos o maior ato cívico e manifestação popular de todos os tempos
Viva a liberdade
Presidente reeleito

Anônimo disse...

A liberdade do Bolsonaro está acabando! Daniel Silveira já não pode ser candidato, pois condenado não pode concorrer. Allan dos Santos, blogueiro que recebia dinheiro público do DESgoverno Bolsonaro pra fazer propaganda do capítão, fugiu covardemente pra não ser preso por aqui. Os processos contra Bolsonaro iniciarão logo que ele deixar a presidência, no começo de 2023! Por isso ele e seus cúmplices estão tão desesperados! CADEIA pra Bolsonaro! O genocida não deveria nem estar concorrendo, alugou o Centrão pra escapar do impeachment.

Anônimo disse...

Tiraram o ladrão da cadeia querem botar o honesto na prisão, fala sério e ainda por cima fica festejando os atos ditatoriais do ST F , tudo os fascistas disfarçados em amantes da Liberdade
Grandes fariseus , o barco está afundando dou mais uma semana para começar o Xororo , esperneios, xingamentos e diabruras
Quero ver em quem vão botar culpa na derrota do ladrão que pela pesquisa do Datafolha já está eleito, já tinha assumido e já está roubando normalmente!
Rato traidor da Pátria!

Anônimo disse...

Acontece que apesar de disso o Lula não é lelé da cabeça e sabe usar o raciocino. Bolsonaro é estrupido com a mente voltada só para fazer maldades. Ele é o Guedes é uma dupla perfeita do mal.

Anônimo disse...

Estrupido mistura de estrupício com estupido e também Maniaco