segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Miguel de Almeida - Sai, Carcará, sai

O Globo

Derrotados acabam vítimas de suas próprias armadilhas

Vivandeiras das estradas do meu Brasil, eu sei o que é a dor. Já senti muita dor. Rompi o tornozelo direito (jogando tênis), outra vez o esquerdo (no futebol; fui razoável ponta) e meu nariz foi quebrado, no recreio, por um grandalhão albino. Mas nunca imaginei que erisipela na perna levasse alguém a calar a boca. Por si só, desde o histórico 30 de outubro, se trata de um fato científico a figurar no decálogo político do baixo clero dos últimos dias, ao lado da isenção de imposto de importação de jet skis (planadores também) e do que é visto (à boca pequena!) como o Capitólio bolsonarista — o ataque cego do navio à ponte Rio-Niterói.

Como poderia dizer Mourão, a erisipela pós-derrota é um case de estudo a ser apresentado no próximo Congresso de Sinapses do Partido Liberal, sob os auspícios de empresários bolsonaristas. Outra comunicação de cunho alquímico talvez seja o pontapé inicial na série sobre a vida na terra (e na Lua) de Damares Alves. Protagonizada por Regina Duarte, com texto anônimo do sertanejo Sérgio Reis, o docudrama se passa em meio ao intenso brainstorm da criação de palavras de ordem dos golpistas estacionados à frente dos quartéis.

Ainda sem roteiro definido, pensa-se em acrescentar uma cena, evidentemente forte, onde um fascista é acometido por uma repentina comunicação em sânscrito de que as quentinhas enviadas foram contaminadas com cloroquina. É um registro dramático sem anestesia. Tipo cinema verdade. Como figurantes, os integrantes do MSQ (Movimento dos Sem-Quartel), vestidos com a camisa da seleção, já rota pela incessante chuva, em busca de flagrantes para selfies.

O caldo engrossa (aqui uma figura de linguagem isenta, sem ser lugar de fala) quando a fila do sopão havanesco encorpa com a adesão de centenas de beneficiários do milagre econômico empreendido por Paulo Guedes. Todos vestidos com a camisa canarinho numa tática “entrista” de camuflagem copiada aos movimentos de esquerda. Regina Duarte, ou melhor, Damares, se descontrola ao se sentir uma inocente bolsonarista útil. Volta ao normal (tudo é ficção) após ouvir uma reza em sumério, gritada num post por um golpista catarinense.

É inegável que a série, em um capítulo e meio, encontra inspiração nos contundentes acontecimentos da cidadezinha de Deus, Pátria e Família. É quase uma cópia desavergonhada. Depois de quase quatro anos, o bolsonarismo de raiz, agora de fato na lama, oferece o outro lado de sua face — o grotesco involuntário.

E é um inferno que se desloca.

Saindo dias atrás do Oyster Bar, na Grand Central, em Nova York, pensei ter visto Carla Zambelli em meio a um grupo desocupado em dólar vestindo camisas amarelas. Não me pareceu estar com a arma à mão — então foi somente uma fake news visual. Mas li nesses dias uma promessa atribuída à deputada pistoleira, cuja autoria, na dúvida, leva a crer, pelo estilo tiro ao alvo, que poderia ter saído de seu coldre. Dizia que entrara no Congresso para promover um giro de 360 graus. A promessa cumprida tem origem na cartilha aritmética na qual a máxima pressupõe que -5% + 4% é igual a 9%. Pensar dói.

Como é uma competição, o sempre insuperável padrinho de casamento da pistoleira da Alameda Lorena, o ex-juiz Moro, escandiu novamente a debacle da educação brasileira. Os bolsonaristas, mesmo os mais capachos, se não se mostram capacitados em operações das exatas, tampouco se saem melhor nas humanas. Lembrando-me aqui da Damares — nem sequer nas biológicas. Em mais um post vindo direto do coração, o juiz agradeceu os votos com as benções (sic) recebidas. Voltou a pontuar, sem margem de erro, porque traz no currículo seu afamado conge (sic de novo).

Moro e Zambelli, e mesmo o amedrontado Eduardo Bolsonaro, são seres (nomeemos assim) capazes de inspirar a tropa com seus erros gramaticais, sua desconexão verbal e seus posicionamentos milicianos. Os vídeos saídos das barricadas golpistas acantonadas na frente dos quartéis competem farda a farda com sintaxe carluxesca do general Villas Bôas.

Mal instruídos, lobotomizados pelas redes sociais, sem palavras de afeto do chefe que se finge de morto e agora anda de calção no horário do expediente, os militantes sem quartel se consolam na dor da derrota com informações vindas de templos e pastores. Como num caso clínico banal, típico de Rio das Pedras, acabam vítimas de suas próprias armadilhas. Ouvem vozes e convocam seus pares, como viralizou:

— Gente, o Lula vai nomear o Paulo Freire ministro da Educação. Vamos reagir. Não deixem que ele asseite (outro sic).

Pela primeira vez concordo com um golpista de direita. Paulo Freire merece ter paz.

 

 

 

8 comentários:

Anônimo disse...

Muita ironia sem dizer absolutamente nada.

Fernando Carvalho disse...

A riqueza do texto é a abundância irônica. MSQ é dez. Melhor 'asseitar' seu anônimo.

marcos disse...

O anônimo além de covarde covarde é burro.

MAM

Anônimo disse...

Para quem foi escorraçado do Vespeiro demonstra o tanto que Você é ridículo Mam , será que é mesmo?kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Deve ser um desses perdedores que odeiam ver mulher bonita com homem rico.

Anônimo disse...

Ou desses covardes que só sente corajoso na proteção que s internet lhe proporciona. Vai gritar sua coragem para os caminhoneiros nas estradas eles estão doídos para trucidar gente iguais a vc que só vai nós blog para arrotar o que realmente não é. Felizmente, Homem não é qualquer MAM como vc quer pretender que é. Não é e nem nunca será. Homem não precisava de internet para não ficar frustrado igual um galinho no canto do galinheiro.

ADEMAR AMANCIO disse...

Miguel de Almeida.

Anônimo disse...

"Ouvem vozes e convocam seus pares, como viralizou:
— Gente, o Lula vai nomear o Paulo Freire ministro da Educação. Vamos reagir. Não deixem que ele asseite (outro sic)."

Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo
Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo...

Por que tanta estupidez?
O autor responde:
"Mal instruídos, lobotomizados pelas redes sociais, sem palavras de afeto do chefe que se finge de morto e agora anda de calção no horário do expediente, ..."

Mal instruídos e lobotomizados.
Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo
Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo...

E não esqueçamos do gado q faz sinal de luz pra extraterrestre vir salvar o Brasil!

Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo
Kkkkkkkkkk rá rá rá rá (respirando)
Rindo de novo...