sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Aperte o cinto! O piloto assumiu

Eliane Cantanhêde
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


BRASÍLIA - Lula tem 70% de popularidade, Serra foi fundamental para a vitória de Kassab, 67% dos prefeitos que disputaram a reeleição se deram bem, e só um das capitais (o de Manaus) não se reelegeu. Também por mérito, mas muito pela onda favorável da economia, no Brasil e no mundo. Só que os ventos favoráveis acabaram. Os novos prefeitos que se cuidem! O Brasil cresceu 5,67% em 2007 e provavelmente no mesmo ritmo em 2008, mas não deve chegar nem perto em 2009, com projeções variando de 3,2% (BC) a 2,4% (CNI).

A América Latina e o Caribe tiveram um "crescimento robusto" nos últimos quatro anos, segundo o Banco Mundial, e o mundo inteiro vinha fazendo bonito. Mas o próprio Bird indica míseros 0,9% para o mundo em 2009.

Os ricos vão importar menos, os pobres e os emergentes vão exportar menos, todos vão produzir e arrecadar menos. São nuvens sombrias sobre o PAC de Lula e Dilma e sobre o desempenho de São Paulo, de Serra e dos mais de 5.000 prefeitos que assumiram ontem. A ameaça direta é ao emprego -do eleitor. O presidente, o governador e o prefeito das vacas gordas é um. O das vacas magras é outro. Um pode gastar e dar boas notícias. O outro tem de usar a tesoura e dizer "não".

Com reflexos, evidentemente, sobre a cobiça de adversários e o humor dos seus eleitores. A tentação é jogar para o alto o bom senso e o pragmatismo em nome da popularidade. E aí, sim, chega-se ao pior dos mundos. Populismo econômico na época errada só cria ilusões, e ilusões evaporam tão rapidamente quanto começam. E dramaticamente.

Portanto, senhores prefeitos, votos de boa gestão e de equilíbrio entre a responsabilidade administrativa e a tentação política. Pensem longe: as piores chuvas e trovoadas serão em 2009, mas, depois de 2009, vem 2010, que é o que realmente interessa para ambições e futuros políticos. E boa sorte!

Nenhum comentário: